Em comemoração aos 60 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o SESC promove, até o dia 27 de fevereiro, a exibição de filmes seguida de debates sobre a temática. A atividade acontece na Sala de Vídeo da Unidade Fortaleza (Rua Clarindo de Queiroz, 1740 – Centro), sempre às 19h, com entrada gratuita.
O evento é fruto de uma parceira do SESC com a Cinemateca da Embaixada da França.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um dos documentos básicos das Nações Unidas e foi assinada em 1948. Nela, são enumerados os direitos que todos os seres humanos possuem, como a vida, a liberdade e a dignidade.
Confira a programação:
05/02 Selves and others, um retrato de Edward (Selves and Others, un Portrait d’Edward Said, FRA, 2002)De Emmanuel Hamon. Cor. 52 min.Nesta longa entrevista, Edward Said conta sua vida, suas origens, seus estudos e seu engajamento cotidiano, definindo sua posição no conflito israelo-palestinense.
06/02O Caso Pinochet (Le Cas Pinochet, FRA/BEL/CHI/ESP, 2001)De Patrício Guzman. Cor. 110 min.Em 1998, o general Pinochet faz uma viagem de divertimento a Londres. Por mandato do juiz espanhol Balthazar Garzón, ficou em prisão domiciliar. O documentário trata deste fato único na história: um ditador que é perseguido pela justiça internacional 25 anos após sua tomada de poder.
09/02Um Abolicionista : Robert Badinter (Un Abolitionniste, FRA, 2001)De Joel Calmettes. Cor. 55 min.”Tenho a honra, em nome do governo da República, de pedir à Assembléia Nacional que aprove a abolição da pena de morte na França”. O documentário evoca a cruzada de François Mitterrand contra a pena de morte.
10/02Um culpado ideal (Un Coupable Ideal, FRA, 2001)De Jean-Xavier de Lestrade. Cor. 115 min.Na Flórida, uma turista é morta com um tiro na cabeça. Duas horas mais tarde, Brenton Butler é preso. Identificado pelo marido da vítima, ele assina uma confissão. Retomando a investigação, seus advogados descobrem elementos estranhos que põem em xeque as conclusões da polícia.
11/02O Empréstimo, a Galinha e o Ovo (Le Prêt, La Poule et L’Oeuf, FRA, 2002)De Claude Mourieras. Cor. 78 min.Um micro banco etíope empresta dinheiro a camponesas pobres. Adam, militante político que se reconverteu na ação social, põe suas idéias generosas à prova da realidade. O filme mostra como as mulheres se organizam para se dotarem de meios financeiros irrisórios para desenvolver uma nova atividade mais lucrativa.
12/02Cansadas da Guerra (De Guerre Lasses, FRA, 2003)De Laurent Lasses. Cor. 98 min.Em Sebrenica, cerca de 7000 homens desapareceram em 12 de julho de 1995, vítimas do exército. Esposas, mães, irmãs procuram incansavelmente, interrogam-se e permanecem num sofrimento e silêncio sem fim.
13/02S21 – A Máquina da Morte Khmer Vermelho (S21 – La Machine de Mort Khmère Rouge, FRA, 2003)De Rithy Panh. Cor. 101 minEntre 1974 e 1979, cerca de 20.000 pessoas são aprisionadas, torturadas e executadas no centro de detenção S21. Rithy Panh tenta compreender como a parte comunista do Kampuchea democrático organizou e colocou em prática sua política de eliminação sistemática.
16/02Soldadinhos (Les Petits Soldats, FRA, 2004)De François Margolin. P&B. 70 min.Após quatorze anos de guerra civil, a Libéria é um país devastado onde vivem, sem controle, quadrilhas de crianças soldados. Pela primeira vez, eles contam o que viveram e padeceram. Eles falam, em detalhes, sobre fatos da guerra e de suas histórias.
17/02Os Sobreviventes (Les Survivants, FRA, 2005)De Patrick Rotman. Cor. 116 min. O filme relata os últimos meses nos campos de concentração. Os sobreviventes da primavera 1945 contam, passados 60 anos, sobre a dificuldade em falar e, mais ainda, a dificuldade com os outros que não querem ouvir.
18/02Invente um país para mim (Invente-Moi un Pays, FRA, 2005)De Catalina Villar. Cor. 58 min.A cineasta propôs a crianças vivendo em exílio na França fazer um curta-metragem de ficção cujo processo de fabricação passaria a ser a matéria de um filme documentário. A classe de cinema se transforma num espaço de palavras para as crianças que evocam suas lembranças e iniciam uma série de discussões sobre racismo e religião.
19/02A Lista de Carla (La Liste de Carla, FRA, 2006)De Marcel Schupbach. Cor. 105 min.No cerne do Tribunal Penal Internacional (TPI) para a Ex-Iugoslávia, Carla del Ponte luta para conseguir a detenção dos últimos criminosos de guerra ainda foragidos. Pela primeira vez, uma câmera entra nos bastidores do TPI e acompanha o trabalho do procurador e dos membros da sua equipe.
20/02Lição de Bielorusse (Leçon de Biélorusse, FRA, 2006)De Miroslaw Dembínski. Cor. 56 min.Logo após a queda da URSS, um vento de liberdade sopra sobre a universidade de Minsk. Em 1995, com a chegada de Lukashenko, a Bielorrússia mergulha novamente na ditadura. Apesar de uma repressão feroz, a juventude bielorrussa encarna a resistência ao poder instalado.
26/02O Círculo dos Afogados (Le Cercle des Noyés, FRA/BEL, 2007)P&B. 75 min.O título é o nome que se deu aos prisioneiros políticos negros na Mauritânia, encarcerados a partir de 1986 no antigo forte colonial de Qualata. Ba Fara é um deles. Escreveu em cooperação com Pierre-Yves Vandeweerd o relato de uma das páginas mais sombrias da história contemporânea da Mauritânia.
27/02Vote em mim (Votez Pour Moi!, FRA, 2007)De Weijun Chen. Cor. 58 min.Na China, os alunos de uma escola primária de Wuhan elegem, pela primeira vez, o representante da sua classe. As crianças descobrem uma democracia que não existe em lugar algum em volta deles.