O evento que desde 2007, passou a ser bienal, é um espaço para debater, trocar ideias e experiências acerca de questões e assuntos relativos à juventude e aos problemas sociais, com a participação dos jovens e a sociedade brasileira e latino americana, através de oficinas, debates, shows, exposições, cinema, teatro e atividades esportivas.
A programação desta oitava edição tem novidades. A começar pela abertura na noite do dia 16, quinta-feira, na Praia de Barreiras, com cortejo de grupos de Teatro e shows musicais no Palco Latino com bandas locais, onde atração principal, é a banda de Reggae maranhense Tribo de Jah.
Em Tremembé, no dia 17, sexta-feira, iniciam-se as oficinas nas áreas de fotografia, meio ambiente, cultura, turismo comunitário, teatro, artes plásticas e saúde. O público também participará de debates onde serão discutidos temas como: América Latina – Desafios na Nova Conjuntura Mundial, Icapui – 25 Anos – Uma História de Lutas e Realizações, com as presenças da prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT-CE); senador Inácio Arruda (PCdoB-CE); deputado estadual Dedé Teixeira (PT-CE), vice-governador Francisco Pinheiro (PT-CE), secretário de Cultura do Estado do Ceará, Auto Filho, dentre outros. As atrações da noite ficaram a cargo de bandas locais, do projeto Férias no Ceará do Governo do Estado, com o show da banda O Rappa.
O centenário de Patativa do Assaré e de Dom Helder Câmara, os 50 anos da Revolução Cubana e os 25 anos de emancipação de Icapuí são temas de exposições, tendas temáticas e das competições de Voleibol, Espiribol e Futebol de Praia.
No dia 18, sábado, às 7 horas da manhã será realizado o Abraço ao Mar. À noite, o cantor paulista Nando Reis se apresenta no Palco Latino. No dia 19, domingo, pela manhã haverá show com seis bandas, iniciando às 9h e encerrando do evento às 15h.
Sempre às tardes espetáculos teatrais acontecem na Tenda SESC.
A organização do Acampamento preparou excelente estrutura para receber o público – área de camping, segurança privada e banheiros químicos.



