A Praia de Canoa Quebradano no Ceará, recebe a partir de hoje, a quinta edição do Festival Latino Americano de Curta Metragem, o Curta Canoa, que se encerra após o feriado, no dia 08 de setembro. Na programação deste ano, além da mostra competitiva exibida em praça pública, a programação conta com oficinas, seminários e palestras envolvendo a temática ambiental e o audiovisual.
Foram 351 trabalhos inscritos, sendo 271 vídeos e 80 filmes. Nesta edição, o festival selecionou 18 vídeos e 13 filmes, nos gêneros ficção, documentário e animação. Dez estados mais o Distrito Federal estarão representados durante o evento, sendo quatro do Nordeste (Ceará, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte); três do Sudeste (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro); e três do Sul (Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul).
Na categoria vídeo, três (03) trabalhos cearenses foram selecionados: O sacrifício do jegue (ficção), de José Bob; Invenção do Sertão (documentário), de José Pimentel e Armando Praça; e Alfarrábio (ficção), de Sabina Colares. São Paulo e Rio de Janeiro concorrem com quatro (04) trabalhos cada, o Distrito Federal com dois (02) e os estados Rio Grande do Norte, Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais concorrem com um (01) trabalho cada.
Na categoria filmes, o Ceará concorre com quatro (04) trabalhos: Torpedo (ficção), de Márcio Câmara; A Mulher Biônica (ficção), de Armando Praça; Pode me chamar de Nadí (ficção), de Déo Cardoso; e A Montanha Mágica, documentário de Petrus Cariri. De São Paulo foram selecionados três (03); do Rio de Janeiro, dois (02); e dos estados Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e Pernambuco, um (01). As mostras de filme e vídeo brasileiros vão concorrer nas categorias de melhor filme, melhor direção, melhor roteiro, melhor fotografia, melhor trilha original, melhor direção de arte, melhor ator, melhor atriz e melhor montagem. O tema é livre nos gêneros de ficção, documentário, animação ou experimental.
HOMENAGEM
O Festival chega ao quinto ano em seu formato original e homenagea personalidades da região de Aracati reconhecidas pela comunidade como colaboradores com o desenvolvimento cultural, social, econômico e turístico da região, além de prestigiar autoridades do cenário brasileiro que estão em defesa do movimento cultural.
