Uma visão poética do cotidiano da Praça Ferreira, o coração da cidade de Fortaleza, está contida nas páginas de O Livro das Horas da Praça do Ferreira, do fotógrafo Jarbas Oliveira e e do escritor José Mapurunga.
Figuras anônimas popularmente conhecidas, como o poeta Mário Gomes, o velho Valmir, o jornaleiro Paixão, o João Engraxate, o Nietzsche e o Deputado.
Mapurunga escreveu sua crônica em 1999 e, dez anos depois, os textos se casam com o registro fotográfico de Jarbas, para quem a maior dificuldade foi escolher 157 fotos dentre as 4.000 que bateu. Com 144 páginas, “O Livro das Horas da Praça do Ferreira” é patrocinado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secultfor, e foi desenvolvido em comemoração ao aniversário da Cidade. A obra será doada a instituições públicas de cultura e bibliotecas. Todos os retratados na obra receberão um exemplar. Quem estiver na Praça do Ferreira durante o lançamento poderá também contemplar as imagens da edição projetadas em local de destaque do referendado logradouro.
Serviço
Lançamento de “O Livro das Horas da Praça do Ferreira”, com fotos de Jarbas Oliveira e texto de José Mapurunga.
Hoje, dia 03/09, a partir das 17h30, na Praça do Ferreira, próximo à Coluna da Hora. Ao escurecer, haverá projeção de imagens do livro no local.
