A poética das canções dos Beatles
Antes, às 17 horas, no auditório do CCBNB-Fortaleza (3º andar), Nelson Augusto (jornalista, pesquisador musical, produtor e apresentador do programa semanal “Frequência Beatles”, da rádio Universitária FM 107.9 MHz) e Astrid Miranda Leão (professora universitária e colaboradora do programa) farão, no programa Literatura em Revista, uma retrospectiva das letras das composições na obra musical dos Beatles e suas inclinações poéticas.
Durante o programa de apreciação e difusão literária, serão tratadas desde a temática romântica do início da trajetória dos Fab Four, com construções mais simples de álbuns como “Please, Please Me”, até à fase das músicas psicodélicas e com o foco direcionado para as mensagens mais sofisticadas do então LP “Abbey Road”, que completou 40 anos de lançamento em setembro deste ano.
Na apresentação, letras de músicas dos Beatles serão analisadas, seguindo a ordem cronológica, com algumas de suas traduções, acompanhadas da audição dos registros originais e alguns clipes, além de ressaltado o aspecto histórico desse vasto e belo cancioneiro, dentro do contexto artístico mundial.
O álbum Abbey Road foi lançado na Inglaterra, pelo selo Parlophone, em 26 de setembro de 1969, e foi direto para o primeiro lugar em apenas uma semana. Nos Estados Unidos, foi lançado em 1º de outubro de 1969, onde também chegou ao topo das paradas. É o 12º álbum dos Beatles e o último gravado pelo grupo.
O disco tornou-se o álbum mais vendido dos Beatles, com vendas de aproximadamente dez milhões de cópias durante a primeira década de seu lançamento. Com relação às harmonias das canções, elas nunca foram tão inventivas e assombrosamente precisas quanto em Abbey Road.
Em um número incontável de vezes no álbum existem momentos de pura beleza. Abbey Road foi também o primeiro disco dos Beatles a ser lançado apenas em estéreo e recebeu um Grammy em 1969, na categoria “Melhor Engenharia de Gravação em Gravações não-Clássicas”.
ServiçoBanda Rubber Soul, cover dos BeatlesÀs 18h30, grátisCentro Cultural Banco do Nordeste
rua Floriano Peixoto, 941 – 2º andar – Centro – fone: (85) 3464.3108).

