Mulheres das comunidades de Umburanas, Pau Branco, Encruzilhada e Aroeiras se reúnem para contar histórias com muita dança e ao som de cantigas. Elas repassam, para crianças e adolescentes, a tradição dos dramas populares. Esse costume da região, fortalecido através do Ponto de Cultura Casa das Dramistas e da Associação Comunitária Beneficente de Encruzilhada e Umburanas, será celebrado, neste sábado (05), com a estreia do espetáculo “Os Dramas do Litoral Leste” e o lançamento do Inventário dos Dramas Populares do Litoral Leste, projeto aprovado no Edital de Fomento do Patrimônio Imaterial apoiado pelo Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O evento começa às 20 horas e também vai reunir uma feira de artesanato e de comidas típicas, além de atrações musicais.
Na região, tradição das histórias dos dramas populares é datada desde a década de 1920. Com o tempo, o grupo foi perdendo a força, muitas mulheres se casaram e outras foram morar em outro lugar. A falta de apoio financeiro deixou a tradição adormecida durante os anos de 1970 e 1980. Em 1995, foi fundada a Associação Comunitária Beneficente de Encruzilhada e Umburanas no intuito de apoiar, desenvolver e resgatar os costumes, a tradição e a cultura da região.
Os dramas são pequenos quadros ou cenas. Em sentido literário, drama é um texto destinado à representação. Não tem uma estrutura fixa, podendo envolver paródias, histórias de amor e poemas cantados. Um pastoril profano ou uma apropriação popular de burleta, comédia satírica de costumes acompanhada de números musicais.
SERVIÇO:
Estreia do espetáculo “Os Dramas do Litoral Leste” e o lançamento do Inventário de Dramas Populares do Litoral LesteDia 05 de dezembro (sábado), às 20h. Entrada R$ 5,00.
Terreiro da casa do Sr. Geraldo Lino (Comunidade Umburanas – Distrito de Forquilha, Beberibe).
