Sucesso no Rio e São Paulo, Rasga Coração chega a Fortaleza.
Foto: Guga Melgar.
A estreia aconteceu em 2007 no Rio de Janeiro e no ano seguinte passou a ser encenada em São Paulo, onde em ambos, foi sucesso de crítica e público, a peça Rasga Coração saiu em turnê e chega a Fortaleza, para três dias de espetáculo.
Rasga Coração foi o último peça do dramaturgo Oduvaldo Viana Filho (1936-1974). Considerada sua obra prima, só havia tido uma montagem profissional, há cerca de 30 anos com Raul Cortez e
Ary Fontoura. Vianinha, é mais conhecido por sua concepção do seriado da Rede Globo, em sua primeira edição nos anos 70.
O texto, considerado a obra prima de Vianninha, só havia tido uma montagem profissional na história do teatro brasileiro, há cerca de 30 anos, com Raul Cortez e Ary Fontoura.
A PEÇA
Tendo como personagem central Manguary Pistolão, homem de meia idade, funcionário público por profissão e comunista militante por ideologia, Rasga Coração faz uma retrospectiva da vida política e dos rumos do Brasil desde a revolução de 30, do nascimento do movimento comunista brasileiro e do integralismo, até o início da década de 70. Por meio do conflito central da relação pai e filho – tema universal e atemporal – a história mostra Manguary em confronto com as idéias e caminhos de seu filho, ao mesmo tempo em que mergulha das lembranças de sua própria juventude e dos conflitos com seu pai, nos remetendo aos anos 30 e 40, com músicas e referências à Era Vargas. Utilizando planos da memória, traça um paralelo de três gerações – avô, pai e filho – mostrando sempre situações de luta do indivíduo para impor-se diante do autoritarismo, até um final emocionante.
SERVIÇO:
RASGA CORAÇÃO – De 11 a 13 de dezembro às 20 horas no SESC SENAC Iracema
Rua Boris, 90-C – Praia de Iracema.
DURAÇÃO: 02h20min (com intervalo).
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia para estudantes, idosos, professores, portadores do cartão BR e classe artística).
Informações: 3252-2215.
Texto de Oduvaldo Vianna Filho (Vianninha), direção de Dudu Sandroni. Com Zécarlos Machado, Kelzy Ecard, Xando Graça, Alexandre Dacosta, Alexandre Mofati, Pedro Rocha, Tiago D’Ávila, Miriam Roia e Expedito Barreira.
