Cena de O Santo e A Porca, de Ariano Suassuna.
As comemorações do primeiro centenário do Theatro José de Alencar promete movimentar a vida cultural de Fortaleza até o final do ano. Este final de semana, o público pode participar da programação de 24 horas do TJA.
Os espetáculos começam neste sábado, 17, indo até domingo, 18, às 18h30. Peças, exposições, exibição de documentário, visitas guiada festa no jardim, às 21h
Dentro da virada está a montagem da peça “O Santo e Porca”, de Ariano Suassuna, montado pelo grupo sergipano, Oxente de Teatro.
Inspirado na peça “ O Avarento” O Santo e a Porca conta a história de um viúvo que faz de tudo para esconder uma porca cheia de dinheiro sempre sob o olhar de um Santo. Além disso, ele vive as turras com vizinhos, empregados, a filha Margarida e a irmã Benona. No elenco estão Ana Maria Brasil, André Santana, César Leite, Edmilson Suassuna, Marcio Aislan, Rosana Costa e Rose Ribeiro. A peça foi escrita nos anos 50 sob encomenda da consagrada Cacilda Becker. A montagem do Oxente aconteceu em 2002, graças ao projeto Encena Brasil, do governo federal. A direção é de Lindolfo Amaral e as coreografias de Tetê Nahas.
Confira a programação:
Viva o Centro! TJA 24 horas – Programação gratuita
Sábado, dia 17 de julho, a partir das 8h – até domingo, dia 18 de julho, 20h
sábado, dia 17
Espaço e horário Atividade
8h, 9h, 10h, 11h+13h, 14h, 15h, 16hVisita Guiada ao Theatro
8h às 17h Camarim 01/PorãoSérie Camarins Abertos
Exposição de figurinos, fotos, objetos etc. do Palhaço Trepinha, o mais antigo em cena no Ceará
10h no pátio nobreVisita guiada pelo bailarino Hugo Bianchi
10h no saguão Viva o Circo!
Números circenses
11h e 12h na biblioteca/Cena Senhora, de José de Alencar
Cena Curta com ex-alunos do CPBT
15h e 18h na sala de teatro
Cena – anexo TJAUm Gole Divino com alunos-concludentes do Curso Princípios Básicos de Teatro/CPBT, Turma manhã 2009/2010. Direção: Juliana Veras. 12 anos/80 lugares
16h no pátio nobreVisita guiada pela escritora Socorro Acioli, autora do livro A bailarina fantasma
16h às 19h na Praça e TJAV Mostra de Quadrilha Junina Infantil
17h e 19h no palco principa lO Santo e a Porca Grupo Oxente de Teatro (Aracaju). Texto: Ariano Suassuna. Direção: Lindolfo Amaral.
18h em vários espaçosHora do Ângelus: Camerata Eleazar de Carvalho (saguão) + Ave Maria com Franklin Dantas (calçada) + Chuva de pétalas de flores/alunos do Curso Princípios Básicos de Teatro (foyer) + Recital da pianista Alda Leonor (foyer)
19h às 21h no saguão O Arquivo Nirez vai à Praça documentário sobre Fortaleza
20h no jardim – Lançamento do livro Um coração postiço – A formação da crônica de Rubem Braga, de Ana Karla Dubiela (Coleção Textos Nômades – CCBNB)
21h no jardim Festa d.j. Renatinha
Domingo, 18 de julho
5h no jardim Alvorada Afoxé Oxum Odolá + Anatomia das Coisas Encalhadas ou Coleções de coisas inúteis, com Sílvia Moura, do Centro de Experimentação em Movimento – Cem.
7h Viva o Centro! Passeio de bicicleta. Guia: historiador Paulo Probo
8h, 9h, 10, 11h + 13h, 14h, 15h, 16h Visita Guiada ao Theatro
8h às 17h Camarim 01/PorãoSérie Camarins Abertos
Exposição de figurinos, fotos, objetos etc. do Palhaço Trepinha, O mais antigo em cena no Ceará
15h e 18h na sala de teatro Cena – anexo TJAUm Gole Divino com alunos-concludentes do Curso Princípios Básicos de Teatro/CPBT, Turma manhã 2009/2010. Direção: Juliana Veras. 12 anos/80 lugares
15h às 18h no foyer Movimento Marco Zero da Barra do Ceará faz homenagem aos 100 anos do TJA: Coral de Luz – Música com crianças do ABC da Praia das Goiabeiras + Orquestra do Sesi + Mensagem, de Fernando Pessoa, recital de Adauto Leitão
16h no pátio nobreVisita guiada pela jornalista Izabel Gurgel, diretora do TJA
18h30 no palco principal Festival Internacional de Música Eleazar de Carvalho
