Aboios e toadas com a rainha dos vaqueiros encourada, Dina Martins, acompanhada por um trio regional de sanfona, zabumba e triângulo, além da participação de cinco vaqueiros, vão abrir a programação artística do VII Festival Música na Ibiapaba, na noite do dia 24 de julho em Viçosa do Ceará. A abertura será às 20h30 no palco da Praça da Matriz, que diariamente receberá orquestras e bandas das cidades do Maciço da Ibiapaba.
O VII Festival acontece até o dia 31 de julho, com mais de 70 oficinas pela manhã e à tarde, para mais de 1.000 estudantes de música inscritos, ministradas por renomados professores do Ceará e convidados de outros estados. No final da tarde começa a programação artística, tendo como palcos a Igreja Matriz, o Coreto e o palco da Praça da Matriz, uma Tenda de Circo que será armada na Praça General Tibúrcio, que recebe o Cine Clube com a Mostra Música no Cinema e o Polo Turístico da Igreja do Céu, uma das mais belas paisagens serranas do Ceará.
O VII Festival Música na Ibiapaba é uma realização do Instituto de Arte e Cultura do Ceará – IACC/Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, dentro do Programa Dragão do Mar Educativo, sua política de formação voltada para o segmento da música, no caso do VII Festival, direcionada para o fortalecimento e valorização da música brasileira popular. Tem patrocínio do Banco do Nordeste e parceria do Café Santa Clara, Rede Ibiapaba de Turismo – RITUR, Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes – ECOA, as Prefeituras do Maciço da Ibiapaba, de Sobral e municípios do Vale do Acaraú
Atrações da programação artística do VII Festival
Dia 24 – SÁBADO
PRAÇA DA MATRIZ
Show “Aboios – O Som do Sertão” – A Rainha e os Vaqueiros (Canindé-CE)
O show consta com apresentações de aboios intercaladas com contos, causos, poesias, toadas e trechos de cordéis. No palco, Dina Martins, Mestre da Cultura, a rainha dos vaqueiros encourada, acompanhada por um trio regional convida os cinco vaqueiros para fazer parte do show.
No repertório, dez músicas, em sua maioria do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, mas há também composições dos vaqueiros/aboiadores baseadas em suas vivências e em poesias que admiram.
Dia 25 – DOMINGO
IGREJA MATRIZ
Concerto “Piano Popular Brasileiro” – Pianista Ricardo Bacelar (CE)
Do programa consta repertório de música popular brasileira, com obras de Tom Jobim, Caetano, Ivan Lins e outros, passeando pela bossa nova, valsas, baladas e sambas arranjados para conjunto de piano e violino. Traz a participação do experiente violinista Marcus Vinícius Cardoso, recém chegado de período de três anos de estudo nos Estados Unidos, com mestrado concluído. As músicas de sucesso do grande público proporcionam um espetáculo acessível, com momentos de dramaticidade e intensa interpretação.
Ricardo Bacelar é cearense de Fortaleza. Advogado, pianista e compositor, iniciou seus estudos de música erudita ainda criança, sob influência da família que tem origem em Viçosa do Ceará. Na infância, o jazz misturava-se aos clássicos e à música brasileira. No Rio de Janeiro, onde residiu, trabalhou no Departamento Musical da TV Globo, participando do programa “Globo de Ouro”. Foi integrante do grupo Hanoi-Hanoi, um expoente no movimento do pop-rock brasileiro dos anos 80, com o qual realizou mais de duzentos concertos por ano.
POLO TURÍSTICO DA IGREJA DO CÉU
Cainã Cavalcante e Banda – Lançamento do CD “Samburá” (CE)
“Samburá” é o segundo CD de Cainã Cavalcante, multiinstrumentista cearense de 19 anos, que já mostrou seus dotes dividindo o palco e estúdios com músicos de referência nacional e internacional, como os violonistas Yamandu Costa, Manassés de Sousa, Zezo Ribeiro, Arthur Bonillo; o baterista Pantico Rocha; os baixistas Jorge Helder e Arthur Maia; Renato Borghetti e o grande mestre Dominguinhos; dentre outros.
Com produção de Raimundo Fagner, o novo álbum traz músicas de Lauro Maia (Trem de Ferro) Aroldo Araújo, Manassés de Souza, Ferreira Júnior, Tarcísio Sardinha, Américo Jacomino (Marcha do Marinheiro), Carlinhos Patriolino e João Lyra. Todos os arranjos são de Aroldo Araújo. A base é feita pelos músicos Adelson Viana (piano e acordeon), Denilson Lopes (bateria e percussão) e Aroldo Araújo (baixo). Participam ainda: Carlinhos Ferreira (clarinete), Hoto Jr. (percursão), Italo Almeida (teclado), João Lyra (violão) e Manassés de Sousa (violão e viola).
Dia 28 – QUARTA
IGREJA MATRIZ
Concerto Novos Bandolins de Oeiras (Oieiras-PI)
O grupo foi criado como forma de preservar e continuar o trabalho do original Bandolins de Oeiras, cujos integrantes, Rosário Lemos, Zezé, Nieta e Dom Chico, estão com média de 80 anos. O grupo Novos Bandolins de Oeiras é formado por Onezinda Portela, 61, Ana Gomes de Sousa, 71, Raimundo Nonato Sousa, 46, Francisco Barroso, 16, Pablo Santiago Marinho Lima, 19, Charles Francisco Rêgo, 24, Felipe das Chagas Silva, 17, José Alberto Thomaz dos Santos Júnior, 16, e Matheus Lima dos Reis Sousa, 14.
POLO TURÍSTICO DA IGREJA DO CÉU
David Ganc e Mário Sève, disputados flautistas e saxofonistas com sólida base acadêmica, estão lançando em 2010 o livro de partituras, com CD play-a-long, “Choro Duetos – Pixinguinha e Benedito Lacerda” Vol. 1 (Editora Irmãos Vitale).
Com a formação de dois sopros (sax e flauta), violão, cavaquinho e pandeiro, com liberdade de improviso nos temas destes mestres do choro, o show reedita esta parceria de Benedito Lacerda e Pixinguinha – o dueto instrumental mais importante da música brasileira. Além dos clássicos registrados no livro também serão executadas músicas do CD Pixinguinha+Benedito (Núcleo Contemporâneo) de Mário e David. No palco, Mário Sève (Flauta, Saxofones soprano e tenor, arranjos), David Ganc (Flauta, Saxofone tenor e arranjos), Rogério Souza (Violão 7 cordas), Marcio Almeida (Cavaquinho) e Celsinho Silva (Pandeiro e percussão).
Dia 29 – QUINTA
IGREJA MATRIZ
Concerto dos Argonautas (CE)
Fundado em 1997 e apresentando-se em público desde 1999 em Fortaleza, o grupo Argonautas dedica-se à criação e à execução de música popular brasileira. Tendo como principais objetos de trabalho canções de autoria própria, o grupo se identifica também com compositores como Tom Jobim, Chico Buarque, Edu Lobo, Elomar e vários outros da música nordestina e nacional. A música erudita também tem um papel importante na formação dos músicos e no manejo de seus arranjos, harmonias e melodias, que visam sempre a uma renovação. Xotes, baiões, toadas, marchinhas, sambas, bossa nova e muitos outros ritmos do Brasil são explorados na sua pureza, sem descaracterização. As experimentações são reservadas a outros fundamentos, como as harmonizações, os arranjos e as escolhas instrumentais.
O grupo é formado por Rafael Torres (Violão, flautas, acordeom, clarinete, bandolim, piano e voz), Ayrton Pessoa (Violão, piano, acordeom, bandolim e voz), Germano Lima (Contrabaixo e violão) e Ronaldo Lage (Bateria, percussão e metalofone).
POLO TURÍSTICO DA IGREJA DO CÉU
Encontro dos Mestres – Educadores do Festival
Momento único de parcerias musicais formadas somente para esta apresentação. No palco, os educadores das 72 oficinas do VII Festival Música na Ibiapaba apresentam-se nas mais diversas formações, interpretando composições próprias ou do rico repertório da música brasileira. Nesta noite, os mestres farão uma homenagem ao trombonista e professor Radegundes Feitosa, da Paraíba, falecido recentemente, que em 2009 integrou o quadro de mestres do Festival.
Este ano, o Festival tem como professores Alfredo Barros (PE/CE), Almir do Vale (CE), André Protásio (RJ), Angelita Ribeiro (CE), Ary Dias (RJ), Cristiano Pinho (CE), Gilvando Pereira “Azeitona” (PB); Heriberto Porto (CE), Itamar Assiére (RJ), José de Arimatéia (PB), Lucile Horn (CE), Maestro Poty (CE), Marcos Maia (CE), Nélio Costa (CE), Orlângelo Leal (CE), Ranilson Farias (RN), Ricardo Pontes (CE), Rodolf Forte (CE), Rogério Lima (CE), Sandoval Moreno (PB), Suzana Machado (RJ) e Tarcísio Sardinha (CE), André Boxexa (RJ), Aparecida Silvino (CE), David Castelo (CE), David Ganc (RJ), Marcelo Gomes (SP), Marcelo Mariano (SP) e Maurício Maas (SP).
Dia 30 – SEXTA
POLO TURÍSTICO DA IGREJA DO CÉU
Show O Mundo de 1 Homem Só – Marcus Caffé & Os Teixeiras (CE)
Tributo aos 95 anos de Humberto Teixeira, onde Marcus Caffé homenageia a presença de Humberto Teixeira na formação da musicalidade brasileira oriunda do Nordeste, uma poesia repleta de simbologias, de influências distantes portuguesas, indígenas, negras e um sentimento de extremado amor por sua terra, suas raízes, sua gente.
Marcus Caffé é intérprete cantor dos grandes, daqueles de mão cheia. Torna qualquer obra que interpreta uma pérola, um tesouro. Dedica sua atenção e talento a representar em sons e silêncios, em gestos e expressões que valorizam o sentido das canções. Com mais de 20 anos de profissão, três discos solos e inúmeras participações em discos diversos distribuídos pelos pais, dedica-se à execução e pesquisa de temas ligados à construção de nossa história musical através das obras de grandes autores nacionais, prioritariamente os compositores nascidos no Ceará.
Dia 31 – SÁBADO
POLO TURÍSTICO DA IGREJA DO CÉU
Mostra dos Educandos
Alunos de diversas oficinas sobem ao palco para apresentar o resultado de uma semana de intenso trabalho com os mestres desta edição do festival. Após as apresentações o DJ Doido faz a festa no Polo Turístico da Igreja do Céu, fechando mais uma edição do Festival.
SERVIÇO
VII Festival Música na Ibiapaba – De 24 a 31 de julho em Viçosa do Ceará. Informações sobre Viçosa do Ceará – Secretaria de Turismo, Meio Ambiente, Cultura e Desporto: (88)3632-1580. Informações sobre o Festival – Instituto de Arte e Cultura do Ceará – IACC: (85) 3488-8601.

