Até o dia 30 de julho, crianças e pré-adolescentes assistidas pela Fundação Raimundo Fagner terão aula de iniciação à harmônica.
O evento, faz parte da programação do Fórum Harmônicas 2010 que levará à Fundação Raimundo Fagner profissionais da gaita de boca (ou harmônica) para ministrar oficina de música. A entidade atende comunidades da região limítrofe entre Fortaleza e Eusébio.
Cerca de 60 crianças e pré-adolescentes (de 8 a 12 anos) terão curso gratuito de iniciação à harmônica. Os alunos serão divididos em duas turmas e alguns deles terão o primeiro contato com a música. As aulas serão realizadas das 9 às 11 horas, na própria entidade.
A oficina abordará os fundamentos da música, contemplando aspectos básicos da teoria, e da gaita, com informações sobre execução e manutenção do instrumento. Os professores responsáveis pela oficina são Di Lennon Ribeiro e Rodrigo Bezerra, músicos e arte-educadores. Di Lennon cuidou da programação que o Fórum Harmônicas Brasil ofereceu em 2009 para crianças e adolescentes da rede pública de Cascavel. Cada aluno da turma receberá uma gaita e uma apostila, além de uma camisa do Fórum, como incentivo ao interesse pelas artes e a possibilidade de geração de renda a quem investir na área.
A Fundação Raimundo Fagner é um caso exemplar de excelência em ações de inclusão social a partir da arte e da educação, tendo eleito a música como um dos recursos para alcançar seus objetivos, o que se torna uma interseção com o projeto do Fórum Harmônicas Brasil. “A Fundação foi a primeira parceira do Fórum nessa área, na edição inicial, em 2005. Agora, como o evento está completando cinco edições, julgamos ser importante fortalecer um ciclo e retomar essa proposta de parceria bem sucedida”, explica Luiz Carlos de Carvalho, um dos coordenadores do Fórum Harmônicas.
