DIA 7 – SÁBADO
SOL MAIOR
O Projeto Sol Maior, realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), recebe no próximo sábado (7), a partir das 12h30, o talentoso baixista Iran Laurindo. Instrumentista, compositor e professor de contrabaixo, Iran Laurindo começou sua trajetória musical aos 12 anos e ao longo desse tempo já tocou em grupos musicais locais de estilos diversos como axé, forró, samba, pop e MPB, dentre outros.
Serviço
Projeto Sol Maior, todas as sextas-feiras, apresentações diversas ao pôr-do-sol (às 17h) e aos sábados, a partir de 12h30, música instrumental acompanha a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro). A praça é a primeira da cidade a oferecer internet banda larga sem fio gratuitamente. O serviço está disponível para computadores portáteis que possuem adaptador wireless interno.
GIBITECA
A Gibiteca Municipal de Fortaleza, equipamento inserido dentro da Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira, é uma biblioteca segmentada, com acervo e programação voltada para o universo das Histórias em Quadrinhos, e, ao mesmo tempo, um lugar de convergência para os diversos públicos que interagem com essa forma de arte. Demanda do Orçamento Participativo (OP) 2006, a Gibiteca conta com um acervo de mais de três mil gibis de várias editoras. Em agosto, conta com uma programação especial.
No dia 7, das 14h às 15h30, haverá uma palestra sobre “Games enquanto arte: Entre a diversão e a contemplação”, com Onofre Paiva. Nesse encontro serão apresentadas algumas vertentes artísticas dentro da criação de jogos digitais. Serão abordados tantos os intitulados game-arte, por terem uma proposta mais subversiva, quanto os games ditos comerciais ou de entretenimento. Seriam essas vertentes realmente opostas e excludentes? Que paralelos podem ser levantados entre a recente história dos games e a tradicional história da arte? Sem a pretensão de fechar as respostas, esse encontro visa uma análise reflexiva sobre diversos games a partir de uma perspectiva diferente dos critérios convencionais.
Onofre Paiva, graduado em Artes Plásticas pelo IFCE, é desenhista, animador e pixel artista. Atualmente cursa a primeira turma de Sistemas e Mídias Digitais da UFC. Tem em seu portfólio animações para vinhetas de festivais, comerciais e algumas charges, e possui especial afeição pela área de jogos. Desenvolveu alguns personagens para a engine Mugen que obtiveram boa repercussão internacional, como a premiada Lucy Fernandez. Organizou com alguns amigos o Projeto Gameta, um grupo que visa um estudo mais aprofundado dos games, relacionando a tecnologia à arte. Mais detalhes em http://gdjbr.com/gameta/
Serviço
Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira/ Gibiteca Municipal – Av. da Universidade, 2572 – Benfica. Informações: 3105.1299
CUCA CHE GUEVARA
O Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte, o CUCA Che Guevara, equipamento modelo da Prefeitura Municipal de Fortaleza destinado à integração e à formação de jovens de 15 a 29 anos, abriga um grande leque de cursos e atividades culturais, em diversas áreas. Em agosto, o CUCA Che Guevara começa a implantar a programação permanente em seus espaços nas diferentes linguagens artísticas. Todas as atividades são gratuitas.
Terceiro Ato – O programa Terceiro Ato, voltado para acolher as produções em Artes Cênicas, privilegia espetáculos da cena teatral e da dança para que o público conheça a diversidade das produções locais em gêneros variados, como balé clássico, dança flamenca, dança contemporânea, teatro de bonecos e comédias, entre outros.
Todos os sábados, de agosto às 18 horas, no Cineteatro.
Encontros Musicais – O programa Encontros Musicais recebe, a cada sábado, dois grupos que dialogam e trocam experiências. A cada semana, um gênero musical diferente: rock, reggae, samba rock, rap, hip hop.
Todos os sábados, às 19 horas, no Anfiteatro.
Serviço
CUCA Che Guevara: Av. Presidente Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará. Maiores informações: (85) 3237.4566
DIA 8 – DOMINGO
PIQUENIQUE NO PASSEIO PÚBLICO
Um lanche fora de casa com ares bucólicos. A toalha xadrez vermelha no chão, bolos, sucos, frutas, sanduíches e a família reunida. Gostou da ideia? Que tal reunir a família e os amigos para um programa que, cada dia mais, é esquecido? O piquenique é uma atividade tão fácil de preparar quanto de se apreciar. E ainda mais de for no Passeio Público, praça mais antiga e arborizada da Cidade que agora abre seus portões aos domingos pela manhã para mais esta novidade. O Passeio Público, com suas árvores centenárias, quiosque, bancos e chafariz, está aberto a mais essa troca afetiva e simbólica. Aproveite a dica e organize um saboroso encontro, regado a brisa, mar e cantos dos passarinhos.
Neste domingo, 8, a atração é o espetáculo de teatro e a contação da história “O menino bulino”, produzido pela Companhia Catirina. O espetáculo é dirigido pelos atores Júlia Fiúza e Edvaldo Batista, que também atuam na peça.
Serviço
Piquenique no Passeio Público (rua Dr. João Moreira, s/n, Centro – ao lado da Santa Casa de Misericórdia). Todos os domingos, a partir das 9h. Informações: 8766-5633.
PROJETO ENSAIO ABERTO
Todos os domingos, sob as árvores centenárias do Passeio Público, a mais antiga praça da Cidade, artistas e coletivos realizam ensaios abertos de seus trabalhos em desenvolvimento nas diversas linguagens artísticas, seja na música (samba, chorinho, afoxés, maracatus, forró, entre outros), no teatro ou na dança.
Serviço
Projeto Ensaio Aberto – Todos os domingos, a partir das 15h30, no Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro).
DOMINGO DA LIBERDADE
Todos os domingos é dia de dançar e tocar os ritmos do afoxé no Parque da Liberdade (Parque das Crianças). Religiosamente, o Afoxé Oxum Odolá ensaia no local, das 15h às 18h, com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH), através da Coordenadoria de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (Coppir). O Domingo da Liberdade, como o encontro foi batizado, é aberto a quem quiser dançar, cantar, tocar os instrumentos (agogôs, tantans, agbês e atabaques) e conhecer melhor o toque Ijexá. O Afoxé Oxum Odolá foi fundado em 2009 pelo Instituto de Difusão da Cultura Afrobrasileira (Indica), como forma de celebrar a cultura e a religiosidade negras e reverenciar a orixá Oxum, mãe das águas doces e da música, orixá da beleza, do amor, do ouro e dos rios.
Serviço
Domingo da Liberdade – Ensaio aberto do Afoxé Oxum Odolá. Todos os domingos, das 15 às 18h, no Parque da Liberdade (Parque das Crianças). Maiores informações: (85) 8811.8798 e 8712.2873.