DIA 13– SEXTA
SOL MAIOR
O projeto Sol Maior, que leva atrações diversas ao Passeio Público, recebe nesta sexta-feira o espetáculo teatral “Cabaré da Dama”, grupo Parque de Teatro. Com criação e interpretação solo de Silvero Pereira, a partir do texto Dama da Noite, de Caio Fernando Abreu (1948 – 1996), Cabaré da Dama mostra uma noite na vida de um travesti que experimenta, com argúcia e ironia, o que é próprio da condição humana: amor, preconceito, morte. A pesquisa de campo anterior à montagem esquadrinhou personagens reais de Fortaleza, que trouxeram à tona temas como aids, política, preconceito e, especialmente, as escolhas que a vida nos oferece (ou das quais nos priva). Por esta interpretação, Silvero recebeu o Prêmio de Melhor Ator no Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga.
Serviço
Projeto Sol Maior, todas as sextas-feiras, apresentações diversas ao pôr-do-sol (às 17h) e aos sábados, a partir de 12h30, música instrumental acompanha a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa de Misericórdia – Centro). A praça é a primeira da cidade a oferecer internet banda larga sem fio gratuitamente. O serviço está disponível para computadores portáteis que possuem adaptador wireless interno.
CHORINHO NO MERCADO
Toda sexta-feira o ponto já é certo: projeto Chorinho no Mercado, no Mercado dos Pinhões. É lá que, a partir das 21h, os amantes do choro e do samba se reúnem para ouvir, tocar e dançar clássicos de Pixinguinha, Altamiro Carrilho, Canhoto da Paraíba, Chiquinha Gonzaga e Zé da Velha, executados pelo grupo Cordas que Falam, que a cada 15 dias toca no lugar, revezando-se com o nosso chorão referencial, o Macaúba. O show do desta sexta-feira é com Macaúba e Regional Mistura&Manda.
Serviço
Chorinho no Mercado – Dia 13 show com Macaúba e Regional Mistura&Manda, a partir das 21h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).
VI FESTIVAL DE TEATRO DE FORTALEZA
Realizado pela Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), o VI Festival de Teatro de Fortaleza segue até o dia 14, com uma programação variada, em diversos palcos da cidade. Confira:
9h – Demonstração – Grupo de Teatro Mimo – Teatro Morro do Ouro – Anexo Theatro José de Alencar.
15h30min – Mostra de Espetáculos – “O Intrépido Anãmirim”, Grupo Bricoleiros – Centro Cultural BNB.
18h – Mostra de Espetáculos: “Conversa de Lavadeiras”, Trupe Caba de Chagar – Pátio do CUCA Gue Guevara.
20h – Mostra de Repertório – grupo convidado: “Amores Surdos”, Grupo Espanca! (Minas Gerais) – Theatro José de Alencar
20h – Mostra de Espetáculos: “As Três Irmãs”, Grupo de Trabalho em Stanislavski – SESC_SENAC Iracema
DIA 14 – SÁBADO
SOL MAIOR
O Projeto Sol Maior, realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), recebe no próximo sábado (14), a partir das 12h30, o saxofonista Thiago Rocha. Considerado um dos jovens talentos promissores da música no Estado, Thiago Rocha demonstrou interesse pela música ainda na infância. Aos 13 anos entrou para a banda do colégio onde estudava e aprendeu teoria musical, iniciando-se em seu primeiro instrumento, o saxofone. Seu segundo instrumento, porém por formação autodidata, é a flauta transversal.
Com 16 anos, obteve sua primeira experiência em turnê viajando pelo norte da Itália. Ao retornar, tornou-se professor do mesmo curso onde foi aluno. Nesse período, Thiago teve aulas particulares com o renomado saxofonista Márcio Resende. De 2005 a 2008, participou do Festival de Música Popular da Ibiapaba como monitor do curso de saxofone (teoria e prática). Em 2007, foi contemplado com uma bolsa de estudos no Centre D’enseignement Artistique du Briançonnais, na cidade de Briançon, na França.
Tendo como principais influências os saxofonistas Jonh Coltrane, Michael Brecker, Bob Mintzer, Marcelo Martins, Márcio Resende e seu amigo Bob Mesquita, Thiago já tocou com a Metalira, com o Quarteto Alterado, e com Artur Meneses. Atualmente, toca com Marajazz, Groovytown e Mesura, além de trabalhos instrumentais solo com alguns artistas locais. Thiago Rocha já abriu shows para diversos artistas nacionais entre os quais pode citar: Ivan Lins, Seu Jorge, Jota Quest, Lulu Santos, Paralamas do Sucesso, Titãs, Maria Rita, Charlie Brown Jr, O Rappa, Belo e Exalta Samba.
Thiago Rocha possui seu próprio trabalho instrumental autoral e pretende lançá-lo brevemente nos cenários musicais locais e estaduais.
Serviço
Projeto Sol Maior, todas as sextas-feiras, apresentações diversas ao pôr-do-sol (às 17h) e aos sábados, a partir de 12h30, música instrumental acompanha a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro).
GIBITECA
A Gibiteca Municipal de Fortaleza, equipamento inserido dentro da Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira, é uma biblioteca segmentada, com acervo e programação voltada para o universo das Histórias em Quadrinhos, e, ao mesmo tempo, um lugar de convergência para os diversos públicos que interagem com essa forma de arte. Demanda do Orçamento Participativo (OP) 2006, a Gibiteca conta com um acervo de mais de três mil gibis de várias editoras. Em agosto, conta com uma programação especial.
No dia 14, das 14h às 15h30, haverá uma palestra com o tema “Cariri mostrando a nona arte de quadrinhos e animação”, com Paulo Amoreira e artistas cearenses que participaram da Mostra. No encontro, os palestrantes irão falar sobre o evento que foi realizado na Fundação Casa Grande (Nova Olinda) de 6 a 8 de agosto de 2010, reunindo pessoas da comunidade de quadrinhos de vários lugares (do Brasil e de outros países), para uma programação de palestras, debates e apresentações artísticas. Paulo Amoreira é coordenador da Gibiteca Municipal de Fortaleza, designer, fotógrafo e ilustrador.
Serviço
Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira/ Gibiteca Municipal – Av. da Universidade, 2572 – Benfica. Informações: 3105.1299
CUCA CHE GUEVARA
O Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte, o CUCA Che Guevara, equipamento modelo da Prefeitura Municipal de Fortaleza destinado à integração e à formação de jovens de 15 a 29 anos, abriga um grande leque de cursos e atividades culturais, em diversas áreas. Em agosto, o CUCA Che Guevara começa a implantar a programação permanente em seus espaços nas diferentes linguagens artísticas. Todas as atividades são gratuitas.
>> Terceiro Ato – O programa Terceiro Ato, voltado para acolher as produções em Artes Cênicas, privilegia espetáculos da cena teatral e da dança para que o público conheça a diversidade das produções locais em gêneros variados, como balé clássico, dança flamenca, dança contemporânea, teatro de bonecos e comédias, entre outros.
Todos os sábados, de agosto às 18 horas, no Cineteatro.
>> Encontros Musicais – O programa Encontros Musicais recebe, a cada sábado, dois grupos que dialogam e trocam experiências. A cada semana, um gênero musical diferente: rock, reggae, samba rock, rap, hip hop.
Todos os sábados, às 19 horas, no Anfiteatro.
Serviço
CUCA Che Guevara: Av. Presidente Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará. Maiores informações: (85) 3237.4566
e.programacaocucacheguevara@gmail.com
VI FESTIVAL DE TEATRO DE FORTALEZA
Realizado pela Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), o VI Festival de Teatro de Fortaleza termina neste sábado (14), com a seguinte programação:
9h – Demonstração – Grupo Espanca! – sala Nadir Papi Sabóia– Anexo Theatro José de Alencar.
20h – Mostra de Repertório – grupo convidado: “Por Elise”, Grupo Espanca! (Minas Gerais) – Theatro José de Alencar.
DIA 15 – DOMINGO
PIQUENIQUE NO PASSEIO PÚBLICO
Um lanche fora de casa com ares bucólicos. A toalha xadrez vermelha no chão, bolos, sucos, frutas, sanduíches e a família reunida. Gostou da ideia? Que tal reunir a família e os amigos para um programa que, cada dia mais, é esquecido? O piquenique é uma atividade tão fácil de preparar quanto de se apreciar. E ainda mais de for no Passeio Público, praça mais antiga e arborizada da Cidade que agora abre seus portões aos domingos pela manhã para mais esta novidade. O Passeio Público, com suas árvores centenárias, quiosque, bancos e chafariz, está aberto a mais essa troca afetiva e simbólica. Aproveite a dica e organize um saboroso encontro, regado a brisa, mar e cantos dos passarinhos.
Neste domingo, 15, a atração é o espetáculo é do duo de palhaços Sâmia e Mino.
Serviço
Piquenique no Passeio Público (rua Dr. João Moreira, s/n, Centro – ao lado da Santa Casa de Misericórdia). Todos os domingos, a partir das 9h. Informações: 8766-5633.
PROJETO ENSAIO ABERTO
Todos os domingos, sob as árvores centenárias do Passeio Público, a mais antiga praça da Cidade, artistas e coletivos realizam ensaios abertos de seus trabalhos em desenvolvimento nas diversas linguagens artísticas, seja na música (samba, chorinho, afoxés, maracatus, forró, entre outros), no teatro ou na dança. Neste domingo, ensaio é com o coletivo Ceará Autoral Criativo – BORA!, coletivo de música autoral do Ceará.
O Ceará Autoral Criativo – BORA! – é um projeto que pretende gerar um espaço para a liberdade criativa, promovendo encontros de artistas com o propósito de intervir diretamente na sociedade, fazendo apresentações em espaços públicos, abertos, sedentos por manifestações artísticas que cativem as pessoas para a poesia do novo e do que se pode respirar poeticamente nos dias de hoje. O intuito é que os artistas se encontrem, conheçam de perto seus trabalhos, que possam dialogar entre si, interagir e alcançar o grande público naturalmente, como uma mão que precisa da outra, e as duas juntas gerando uma bela harmonia da natureza.
Serviço
Projeto Ensaio Aberto – Todos os domingos, a partir das 15h30, no Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro)
DOMINGO DA LIBERDADE
Todos os domingos é dia de dançar e tocar os ritmos do afoxé no Parque da Liberdade (Parque das Crianças). Religiosamente, o Afoxé Oxum Odolá ensaia no local, das 15h às 18h, com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH), através da Coordenadoria de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (Coppir). O Domingo da Liberdade, como o encontro foi batizado, é aberto a quem quiser dançar, cantar, tocar os instrumentos (agogôs, tantans, agbês e atabaques) e conhecer melhor o toque Ijexá. O Afoxé Oxum Odolá foi fundado em 2009 pelo Instituto de Difusão da Cultura Afrobrasileira (Indica), como forma de celebrar a cultura e a religiosidade negras e reverenciar a orixá Oxum, mãe das águas doces e da música, orixá da beleza, do amor, do ouro e dos rios.
Serviço
Domingo da Liberdade – Ensaio aberto do Afoxé Oxum Odolá. Todos os domingos, das 15 às 18h, no Parque da Liberdade (Parque das Crianças). Maiores informações: (85) 8811.8798 e 8712.2873.