Orquestra é regida pelo maestro Fabio Mechetti.
O ponto de partida foi o Teatro Castro Alves em Salvador, no dia 8 de setembro e nesta quinta, 16, será a vez de Fortaleza ser contemplada com a apresentação dos 85 músicos que formam a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.
A segunda maior filarmônica do país, também, pode-se dizer, é recém nascida. Criada em 2008, já foi aplaudida por mais de 170 mil pessoas. Na turnê, os músicos percorrerão capitais do Norte e Nordeste onde desfiarão repertório composto pelo O Guarani: Protofonia, de Carlos Gomes, o mais conhecido músico brasileiro do século XIX; Egmont: Abertura, de Beethoven; a Sinfonia n° 41, “Júpiter”, de Wolfgang Amadeus Mozart; e a bela Sinfonia n° 8 em Sol maior, do compositor tcheco Dvorák.
A viagem dos músicos pelo Norte e Nordeste é vista por Fabio Mechetti como um descobrimento mútuo. “Primeiro, um descobrimento de nossa parte em relação ao público das cidades que visitaremos. Depois, uma oportunidade da
comunidade musical do Norte e Nordeste conhecer a mais nova orquestra do Brasil, que vem estabelecendo uma nova referência nacional”, explica Fabio Mechetti, também regente titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Jacksonville, na Flórida, EUA.
Serviço
Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
Quinta-feira, 16, às 20h30
Palco Principal do Theatro José de Alencar
Grátis
