Aos Pés, de Zeca Brito (RS),
será exibido na quinta-feira, 23.
Foto Tiago Coelho .
A sexta edição do Festival Latino-Americano de Curta-Metragem de Canoa Quebrada – CURTA CANOA acontece de a partir deste sábado, 18, e segue até o dia 25 de setembro, conta em sua programação com exibição de vídeos e filmes de curta-metragem, além de homenagens, palestras e oficinas.
Este ano, o festivalrecebe como iniciativa positiva da comunidade o projeto Canoa Faz Cinema, com filmes produzidos por jovens da Região e a inauguração do Núcleo de Animação de Cinema Dr. Valdir Menezes em Aracati/CE.
Durante o festival serão exibidos 21 filmes e 43 vídeos da Mostra Competitiva que concorrem ao Troféu Lua e Estrela nas categorias de melhor filme, melhor direção, melhor roteiro, melhor fotografia, melhor trilha sonora, melhor direção de arte, melhor ator, melhor atriz e melhor montagem. As exibições no telão acontecem no Polo de Lazer da Praia de Canoa Quebrada. Fora da mostra competitiva há ainda exibição especial de filmes. Além da movimentação cultural em Canoa, o festival terá também com uma programação paralela em Aracati/CE, com a exibição de filmes em frente ao antigo cinema da cidade.
Já nesta sexta-feira, 17, tem início as oficinas. E no início da noite, a partir das 18h, a solenidade de abertura começa com o cortejo cultural Canoa Criança. Em seguida o festival será aberto oficialmente às 18h30, com uma retrospectiva do Curta Canoa, que acontecerá todos os dias. Nessa noite, às 19h, a senhora Lúcia Sena, da cidade de Aracati, será homenageada por sua visão de mulher empreendedora da Região. Em seguida, às 19h30, acontece a exibição especial do filme Porque as Coisas São Assim, da cineasta Michelline Helena. A programação na noite de sábado termina com o lançamento do projeto Canoa Faz Cinema.
No domingo, dia 19, além das atividades paralelas ao festival, às 19h, acontece a pré-estreia do filme Acabou-se, da cineasta Patrícia Baía, com várias tomadas na praia de Canoa Quebrada, e a exibição especial Timóteo, Política e Paixão, do cineasta paulista Nelson Hoineff. Logo depois, às 19h30, começa a Mostra Competitiva de vídeos e filmes:
Na categoria de VÍDEOS: Filhos de Reis (CE), de Eduardo Oliveira; Do Morro (PE), de Mykaela Plotkine e Rafael Montenegro; Sobre Vidas (PB), de Deleon Souto; Ô (PE), de Marcelo Coutinho; Boa Noite Alice (CE), de Carlos Arthur e Henrique Oliveira; Um Vestido para Lia (AL), de Hermano Figueiredo e Regina Barbosa; Menina da Chuva (RJ), de Rosaria.
Na categoria de FILMES: Vela ao Crucificado (MA), de Frederico Machado; Fractais Sertanejos (CE), de Heraldo Cavalcanti; Jardim Beleleu (SP), de Ari Candido Fernandes; e Segunda Chance (CE), do cineasta José Eugênio da Costa Neto.
