Violonista Manassés, referência
na música instrumental.
12h Fulô de Araçá (CE)
Fulô de Araçá, cujo nome vem de um choro-canção homônimo, de autoria dos nordestinos Dominguinhos e Guadalupe, foi criado em 2008 em Fortaleza/CE. Apresentando um repertório que inclui desde os clássicos até as mais recentes criações da música nacional – fundamentando-se no choro, no samba e na bossa nova –, o grupo vem se destacando no cenário local. O objetivo atual do grupo é tocar, cada vez mais, música de compositores cearenses. Iniciando um trabalho autoral e interpretando músicas de chorões cearenses. O conjunto é formado por cinco meninas: Bárbara Sena no violão de 7 cordas, Brenna Freire no cavaquinho, Clarissa Brasil nas percussões, Cris Soares no violão de 6 cordas e Lidia Maria no bandolim.
17h30 Quarteto de Clarinetas Clariventos (MG)
O Quarteto Clariventos nasceu do naipe de clarinetes da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais em 2003, caracterizando como o único quarteto de clarinetes de Belo Horizonte. A variedade tímbrica do clarinete, que ocorre devido às suas características acústicas, é profundamente ressaltada num quarteto para essa formação. Tais características permitem que transitem com liberdade por diferentes estilos. Formado por Walter Alves de Souza, Maria Inês Carvalho Souza, Jonas Fernando de Souza e Flávio Ferreira da Silva, o grupo desenvolve um repertório bastante eclético que abrange, desde obras compostas originalmente para essa formação e geralmente de compositores modernos, até arranjos de MPB, choros, jazz, etc.
19h Manassés (CE)
Radicado na cidade de Maranguape há mais de oito, Manassés de Sousa é um instrumentista e compositor cearense dos mais respeitados no universo da música. Sétimo de 14 filhos começou a tocar violão aos quatro anos, escondido do irmão mais velho Messias. Desde então tornou-se referência na música cearense, seja através da composições autorais ou no acompanhamento de músicos do quilate de Raimundo Fagner. O show intitulado de “Pink Floyd a Luiz Gonzada” faz um passeio pelo universo da música contemporâneo indo desde Luiz Gonzaga (Assum Preto, Algodão e Asa Branca), passando por Jacob do Bandolim (Santa Morena), Bolero de Ravel e Pink Floyd (Another brick in the wall), bem como por músicas de sua autoria. Manasses vem acompanhado pelos músicos Mimi Rocha (violão), Nélio Costa (baixo acústico) e Daniel Alencar (bateria).
Serviço
Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza
Rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – Fortaleza (CE)
Fone: (85) 3464.3108
