Urso Despolar de Maxwell Duarte.
A segunda edição da Semana da Animação acontece até amanhã, quinta-feira, 28, com programação na Casa Amarela Eusélio Oliveira e na Escola Viva Música Viva. Além das mostras gratuitas, o público também pode participar de palestras e mini curso voltados à temática. A Semana não possui fins lucrativos e busca reunir cineastas, animadores, produtores, técnicos e público em geral em exibições de filmes animados de todo o mundo. A Semana integra o calendário de eventos audiovisuais da Cidade com o objetivo de difundir os diferentes processos criativos do processo de animação nacional e internacional, valorizando também o trabalho dos cineastas locais por meio de exibições especiais e bate papo com o público.
Até quinta, a partir das 10 horas na Escola Viva Música Viva, o público poderá conferir a retrospectiva da Mostra do Dia Internacional da Animação (DIA). À noite no último, a Mostra DIA reúne os filmes inéditos de 2010 a partir das 19h30 na Casa Amarela Eusélio Oliveira. O DIA é um evento idealizado pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA), realizado no Brasil pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e acontece em mais de 50 países simultaneamente e em mais de 400 cidades brasileiras no dia 28 de outubro, quando é comemorado o Dia Internacional da Animação e o encerramento da Semana.
A Mostra Udigrudi Mundial de Animação (MUMIA), realizada em Belo Horizonte (MG), será nesta quarta, 27, e quinta, 28, às 14 horas, na Casa Amarela Eusélio Oliveira. Filmes do Canadá, Finlândia, Alemanha, Austrália, Espanha, África do Sul, Irã, Israel, entre outros países, mostrarão diversos olhares, temáticas e estéticas em animação.
