A quinta edição do Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul exibe até o dia 19 de dezembro 41 produções representando os dez países sul-americanos. As sessões são gratuitas e tem acessibilidade com audiodescrição e closed caption.
Em Fortaleza, a exibições acontecem no Cine Benjamin Abrahão da Casa Amarela Eusélio Oliveira – UFC e no Centro Cultural do Bom Jardim. Este ano, a Mostra homenageia o ator argentino Ricardo Darín e tem como destaque o novo trabalho do argentino Pablo Trapero, “Abutres”. Ainda na programação, a Retrospectiva Histórica Direito à Memória e à Verdade a exibição de clássicos como “A Batalha do Chile”, “A História Oficial” e “Pra Frente Brasil”.
Realizado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Cinemateca Brasileira e patrocínio da Petrobras através da Lei Rouanet, o evento é dedicado a obras que abordam questões referentes aos Direitos Humanos, produzidas recentemente nos países sul-americanos. Entre outros, estão presentes na programação temas como o direito à terra, ao trabalho, à inclusão social, à diversidade étnica, à diversidade religiosa, à solidariedade intergeracional da cidadania LGBT, o direito à memória e à verdade, direitos dos povos indígenas, das pessoas com deficiência, da pessoa idosa, da criança e do adolescente, da população carcerária, da população afrodescendente e dos refugiados.
Confira a programação aqui.
