Para quem prefere assistir a um bom filme a cair na folia, neste final de semana, sábado, 05; e domingo, 06, às 16 horas, no Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura acontece a estreia da programação de março do Cineclube Dragão do Mar, projeto voltado aos amantes e interessados em conhecer mais sobre parte da produção cinematográfica realizada no Brasil, com exibição de filmes da Programadora Brasil. A programação é gratuita.
No sábado, o Cineclube Dragão do Mar exibe os documentários Samba Riachão (2001), estreia do músico e pesquisador Jorge Alfredo como diretor em um longa-metragem, e O Catedrático do Samba (1999), com direção assinada por Alessandro Gamo e Noel Carvalho. (Confira mais detalhes sobre os trabalhos abaixo).
No domingo a programação exibe outras duas produções: o longa Amarelo Manga (2003), trabalho premiado no Brasil e no exterior com direção de Cláudio Assis e roteiro de Hilton Lacerda, e A Canga (2000), curta-metragem com direção de Marcus Villar.
Programação
Sábado (05/03)
Samba Riachão (2001, 86min)
Direção: Jorge Alfredo
Roteiro: Jorge Alfredo
Elenco: Depoimentos: Dorival Caymmi, Tom Zé, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Armandinho, Carlinhos Brown, Bule Bule, Daniela Mercury, Tuzé de Abreu, Dona Edith do Prato, Chula de São Brás, Gerônimo, Clarindo Silva, Cid Teixeira, Antonio Risério.
Sinopse: Aos 80 anos de idade, Riachão é o cronista musical da cidade de Salvador, tendo vivenciado todas as transformações pelas quais passou a música popular brasileira e os meios de comunicação no decorrer do século XX. É através das histórias deste cronista que o filme apresenta um relato histórico da MPB.
O Catedrático do Samba (1999, 23min)
Direção: Alessandro Gamo e Noel Carvalho
Roteiro: Alessandro Gamo e Noel Carvalho
Elenco: Depoimento: Germano Mathias
Sinopse: Perfil do cantor e compositor paulistano Germano Mathias, traçado em estilo solto e malandro como o do sambista.
Domingo (06/03)
Amarelo Manga (2003, 100min)
Direção: Cláudio Assis
Roteiro: Hilton Lacerda
Elenco: Matheus Nachtergaele, Jonas Bloch, Dira Paes, Chico Diaz, Leona Cavalli, Conceição Camarotti, Cosme Prezado Soares, Everaldo Pontes, Magdale Alves, Jones Melo
Sinopse: Guiados pela paixão, os personagens de Amarelo Manga vão penetrando num universo feito de armadilhas e vinganças, de desejos irrealizáveis, da busca incessante da felicidade. O universo aqui é o da vida-satélite e dos tipos que giram em torno de órbitas próprias, colorindo a vida de um amarelo hepático e pulsante. Não o amarelo do ouro, do brilho e das riquezas, mas o amarelo do embaçamento do dia-a-dia e do envelhecimento das coisas postas. Um amarelo-manga, farto.
A Canga (2000, 12min)
Direção: Marcus Vilar
Roteiro: W.J. Solha, Marcus Vilar
Elenco: W.J. Solha, Zezita Matos, Everaldo Pontes, Servílio de Holanda
Sinopse: Num descampado, no meio de uma lavoura seca, um velho agricultor obriga os filhos a colocar, nos ombros, uma canga de boi. A esposa e a nora também são forçadas a ajudar no trabalho. Fora de si, o velho perde o controle da situação e a família reage provocando um desfecho inusitado.
Serviço
Cineclube Dragão do Mar
dias 05 e 06 de março (sábado e domingo), às 16 horas
Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Acesso livre
