No próximo dia 15 de março, acontece na A Vila das Artes, o seminário Cineclube, Cinema e Educação que vai refletir sobre a formação continuada em audiovisual e a democratização da produção e do acesso ao cinema como suporte de memória, resgate da cidadania e patrimônio cultural. O encontro reunirá cineclubistas e profissionais da educação que unem a prática cineclubista à educação.
O Seminário receberá o lançamento do livro “Cineclube, Cinema e Educação”, organizado por Giovanni Alves e Felipe Macedo e também fará exibição, seguida de debate, dos documentários “Alfaiates de Marília”, de Giovanni Alves e Rodrigo Gobbi e “Cineclubismo no Brasil por Felipe Macedo” de Alex Fedox.
O evento é aberto ao público e acontece a partir das 15h, no Auditório da Vila das Artes. O evento é promovido pela diretoria cearense do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC), em parceria com a Vila das Artes e o coletivo Molotov Arte Multimídia.
PROGRAMAÇÃO
15h – Abertura – Alex Fedox – Diretor Adjunto da Regional Nordeste do Conselho Nacional de Cineclubes.
15h20 – O Cineclubismo no Ceará – Panorama Pretérito e Atual (Carolinne Vieira – Diretora Adjunta de Acervo e Difusão do Conselho Nacional de Cineclubes).
15h40 – Audiovisual e Contextos Locais (Duarte Dias – Presidente da Associação Cearense de Cinema e Vídeo – CCV/ABD-CE).
16h – Cinema e Transformação Social (José Meneleu Neto – professor da Universidade Estadual do Ceará – UECE).
16h20 – O Cinema na Sala de Aula (Lenildo Gomes – Coordenador da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes – equipamento da Prefeitura de Fortaleza/Secultfor).
16h40 – Cinema, Cineclubismo e Educação (Giovanni Alves – professora da Universidade Estadual Paulista – UNESP/Marília –SP).
18h – Coquetel de lançamento do livro “Cineclube, Cinema e Educação”
18h30 – Exibição e debate dos documentários “O Cineclubismo No Brasil por Felipe Macedo” e “Alfaiates de Marília”.
Serviço
Seminário Cineclube, Cinema e Educação, dia 15 de Março, de 2011, às 15h, na Vila das Artes – Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Informações pelo 3252-1444. Grátis.