Com programação em duas cidades, a 21ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero Americano de Cinema reunirá não só o público de Fortaleza, mas também em Juazeiro do Norte – que completa cem anos de emancipação política – e também exibirá os filmes da mostra competitiva, de abertura e encerramento, no Memorial Padre Cícero, um dia depois da capital. As inscrições são gratuitas e terminam no dia 10 de abril pelo site www.cineceara.com. O melhor longa metragem da mostra competitiva será premiado com dez mil dólares. A edição 2011 do Cine Ceará terá como tema “Religião e Religiosidade no Cinema” e, em Fortaleza, o festival migra do tradicional Cine São Luiz, em obras, para o Theatro José de Alencar, de 8 a 15 de junho.
Essa é a segunda vez que o festival vai ao interior do estado. Em 2008, o Cine Ceará teve sua programação replicada em Sobral. “É uma tentativa de descentralização cultural”, explica o diretor executivo do festival, Wolney Oliveira. Entre títulos e homenagens, Wolney explica que a programação completa ainda está sendo fechada, mas adianta a maior participação de filmes do estado: “Existem oito filmes cearenses sendo finalizados. É uma produção substanciosa que contemplaremos”.
Concorrem ao Troféu Mucuripe os filmes inscritos nas categorias longa metragem (divididos em filme, direção, fotografia, edição, roteiro, som, trilha sonora original, direção de arte, ator, atriz e prêmio da crítica) e curta metragem (filme, direção, roteiro, produção cearense e prêmio da crítica).
