Luz, câmera, ação! Com o espírito da velha tríade da sétima arte, o II Festival de Jericoacoa – Cinema Digital, foi lançado oficialmente na noite do último dia 31 de maio. O lançamento aconteceu no Cine Clube Avenida localizado no Shopping Avenida.
No evento, imprensa, convidados, representantes das entidades ligadas ao audiovisual cearense e a presença de alguns realizadores selecionados para esta edição do festival, onde também foram apresentados trechos de filmes selecionados, a vinheta de abertura, a trilha sonora, composta por Rodger Rogério, e o Troféu Pedra Furada, criado pelo artista plástico Zé Tarcísio. O cineasta, escritor e diretor do Festival, Francis Vale apresentou as novidades de 2011 e também falou a respeito da realização do ano passado e realidade atual da produção audiovisual com as novas tecnologias.
“O festival é uma visão para aquele lugar. Em de fazer um festival turístico preferimos fazer um festival para turistas interessados em filmes. Mas o foco é o público de lá que precisa conhecer o Brasil. O desafio do festival é informar”, declara Francis Vale.
O II Festival de Jericoacoa – Cinema Digital acontecerá de 15 a 21 de junho e trará grandes nomes do Cinema, como os cineastas Silvio Tendler e Nelson Pereira dos Santos (homenageado deste ano) e destacar um total de 50 filmes, de até 15 minutos de duração produzidos com tecnologia digital. O Ceará é o estado com o maior número de filmes selecionados, contando com 12 obras.
Além da mostra competitiva, a programação contará com debates, seminários, oficinas de cinema digital e as exibições especiais dos filmes “Raízes do Brasil – Uma Cinebiografia de Sergio Buarque de Holanda” e “Meu Cumpadi Zé Keti”, de Nelson Pereira dos Santos.
