Telefônica e Vivo lançam Wayra no Brasil para estimular inovação
tecnológica e empreendedorismo.
Já estão abertas as inscrições do Wayra Brasil, uma iniciativa que tem como principal objetivo identificar e reter talentos no Brasil e outros países da América Latina. O Wayra – vento no idioma quéchua – fornecerá recursos financeiros, infraestrutura, apoio à gestão e todas as ferramentas necessárias para impulsionar o desenvolvimento de dez projetos a serem selecionados no País ainda em 2011.
“Muitos empreendedores deixam a América Latina para a Europa ou Estados Unidos porque não encontram apoio e recursos para desenvolver projetos em seus países de origem”, diz Antonio Carlos Valente, presidente da Telefônica Brasil. “Nossa expectativa é contribuir para reverter essa tendência e fixar talentos no continente para aumentar as chances de criação do maior número possível de ‘vales do silício’ em território latino-americano”.
Inscrições até o final de outubro
O Wayra está em andamento na Espanha, México e Colômbia. Na Argentina e Uruguai acaba de se encerrar o prazo para recepção dos trabalhos, com cerca de 900 projetos inscritos. No Peru, assim como no Brasil, as inscrições continuam abertas. “Por se tratar do país mais importante da América Latina, temos grandes expectativas em relação à qualidade e aplicabilidade dos projetos brasileiros”, afirma Valente. A empresa pretende investir na iniciativa em torno R$ 5 milhões, dependendo das características e especificidades dos projetos, incluídos recursos financeiros e todos os gastos com infraestrutura.
As inscrições para a primeira convocatória podem ser feitas até 23 de outubro, gratuitamente, no site www.wayra.org. Para atingir o público-alvo, as redes sociais serão os meios prioritários de divulgação do Wayra. Um grupo de especialistas da Telefônica escolherá 30 finalistas que, na primeira quinzena de novembro, serão comunicados para que preparem as questões logísticas para a fase final, bem como a exposição de seus projetos na web.
Entre US$ 30 e 70 mil para cada projeto
Em seguida, um júri composto por nomes consagrados do setor definirá os dez vencedores. O anúncio dos contemplados ocorrerá durante a Wayra Week, que começa em 22 de novembro. A Telefônica destinará entre US$ 30 e 70 mil para cada vencedor, dependendo do nível de maturidade e das necessidades do projeto. As equipes dos projetos vencedores serão alocadas num espaço comum denominado “Academia”, que está sendo escolhido na cidade de São Paulo.
Os empreendedores, até quatro por projeto, terão seis meses para fazer sua ideia decolar, prazo que poderá ser estendido por outros seis. Como contrapartida, a Telefônica será sócia minoritária, com participação em torno de 10% do negócio resultante de cada um dos projetos. Além dos recursos financeiros, espaço físico e infraestrutura, a Telefônica oferecerá consultoria e mentoring para que o empreendedor tenha todas as condições de ser bem-sucedido em sua iniciativa.
