A Telefônica | Vivo anunciou, no último sábado, 11, os vencedores dos concursos Hackathon e Wayra Contest. O anúncio aconteceu na cerimônia de encerramento da quinta edição do Campus Party, no Parque Anhembi, em São Paulo. O contemplado no Wayra Contest foi o projeto Qranio, desenvolvido por Samir Iásbeck, uma plataforma inteligente que, por meio de quizzes e outras ferramentas, torna o aprendizado mais divertido.
No Hackathon, utilizando a plataforma Vivo Meu App, venceram EcoMania (categoria GreenApp), Mais UFC (Esporte) e Ciência do Esporte (Educação). Entre os que utilizaram a plataforma Bluevia, os melhores aplicativos foram Metrônibus (categoria GrennApp) e Pelada Mobi (Esporte).
A escolha dos vitoriosos foi feita por especialistas em tecnologia e empreendedorismo e pelos próprios campuseiros, a quem os projetos foram apresentados ao longo do evento.
Wayra Week e Silicon Valley
O projeto vitorioso no Wayra Contest, entre outros prêmios, já tem garantida uma vaga entre os 30 candidatos que disputarão, durante a Wayra Week 2012, dez vagas na Academia Wayra. O campuseiro ganhou também uma viagem ao Silicon Valley, nos EUA.
Na Academia Wayra, as equipes vencedoras são alocadas num mesmo espaço para permitir o intercâmbio de experiências e gerar um ambiente de efervescência de ideias. Além do espaço físico e infraestrutura, a Telefônica | Vivo oferecerá recursos financeiros, consultoria e mentoring para que o empreendedor tenha todas as condições de ser bem-sucedido em sua iniciativa.
O Wayra Brasil, que é uma iniciativa da Telefônica |Vivo para identificar e reter no País talentos nas áreas de inovação e tecnologia, promoveu uma ação especial durante a Campus Party 2012 por se tratar de um dos maiores eventos do mundo voltados para empreendedorismo e inovação.
Hackathon e as plataformas Bluevia e Vivo Meu APP
O Hackathon Telefônica|Vivo foi um concurso promovido para o desenvolvimento de aplicativos móveis na Campus Party. Os vencedores na categoria iniciante, utilizando o Vivo Meu App, foram contemplados com R$ 1.500,00, um iPhone e dois ingressos VIP para assistir a um jogo da seleção Brasileira de Futebol no Brasil. Na categoria profissional, que utilizou a plataforma Bluevia, o prêmio foi de R$ 5.500,00, um tablet Galaxy Tab 2, um celular Galaxy S2, além de dois ingressos VIP para assistir a um jogo da seleção Brasileira de Futebol no Brasil.
A criação do aplicativo na categoria profissional teve o suporte da plataforma Bluevia, iniciativa que concentra a comunidade de desenvolvedores mundial do Grupo Telefônica. Trata-se de um portal que auxilia na criação, evolução e comercialização de seus aplicativos, usando recursos de rede por meio de APIs (interfaces de programação de aplicativos). Depois de pronto, os desenvolvedores podem ser remunerados tanto pelos downloads de seus aplicativos quanto pelo uso de recursos de rede.
Os campuseiros premiados na categoria iniciante utilizaram o Vivo Meu APP, uma plataforma já disponível no portal Vivo com a qual é possível criar um aplicativo móvel de maneira simples e rápida. Com ele, qualquer pessoa, mesmo sem conhecimentos de programação, pode desenvolver aplicativos para celulares. É possível criar aplicativos para divulgar um negócio, projetos profissionais ou pessoais, fan-pages, sua banda de rock, seu time de futebol, entre outros.