A Mozilla e a Telefônica Digital apresentam no Brasil uma plataforma de desenvolvimento para celulares que viabilizará o surgimento de dispositivos baseados em HTML5 – ou seja, que funcionam sobre a internet aberta. Batizada de Open Web Device (OWD), a plataforma representa um avanço no uso do protocolo por permitir a implantação de funcionalidades similares às de smartphones em aparelhos com custo competitivo.
A arquitetura criada em conjunto pelas duas empresas tornará possível o desenvolvimento de aplicativos HTML5 por meio de APIs que possibilitam o acesso a funções avançadas do telefone celular. Assim, todos os recursos dos aparelhos (chamadas, mensagens, busca, jogos etc.) serão desenvolvidos em HTML5 e executados por meio do navegador Firefox.
Na parceria, a Telefônica Digital, que já tinha realizado um protótipo do conceito, se uniu à Mozilla para integrar o projeto de tecnologia Web Boot to Gecko nos aparelhos, além de oferecer serviços para os usuários.
“O objetivo da Mozilla é incentivar a adoção do HTML5 em toda a indústria. Pela primeira vez, os recursos do HTML5 e da internet aberta foram amplamente explorados para a criação de uma plataforma móvel totalmente nova”, informou Gary Kovacs, CEO da Mozilla. “Há muito tempo, nossa missão tem sido disponibilizar tecnologias de internet inovadoras que eliminam obstáculos tanto para usuários como para desenvolvedores. Já fizemos isso com o Firefox e agora, novamente, com a criação da Open Web Devices”.
Para mais informações sobre o Open Web Devices e para manter-se atualizado sobre novos desenvolvimentos, visite www.openwebdevice.com.
Para informações adicionais sobre o projeto “Boot to Gecko” da Mozilla, criado para permitir o uso da internet como plataforma para dispositivos móveis, visite http://www.mozilla.org/en-US/b2g/about/.
