Neste sábado, 28, a partir das 10h, na Praça do Ferreira, acontece o lançamento do Ciclo de Intervenções Criativas, que levará atividades de arte e cultura digital para praças do Centro que possuem acesso gratuito à internet sem fio, através do Programa Fortaleza Digital. O evento, contará com a presença da secretária da Regional do Centro, Luiza Perdigão, do Coordenador de Tecnologia da Informação de Fortaleza, Cristiano Therrien, do secretário executivo do Comitê Fortaleza Digital e Criativa, Uirá Porã, e da secretária de Cultura, Fátima Mesquita.
A programação terá início com a apresentação do Ciclo de Intervenções, feita pela secretária Fátima Mesquita, seguida por um debate sobre as Políticas de Arte e Cultura Digital do Município, com a colaboração de todos os participantes. De 12 às 14 horas, acontece a oficina “Se Joga na Rede”, para apresentar ferramentas da rede e demonstrar sua utilização, tendo como objetivo qualificar do uso e proporcionar a apropriação das próprias pela população. Já às 14 horas, será apresentado o Programa Fortaleza Digital e, em seguida, o debate do Fórum da Cultura Digital de Fortaleza encerra o evento.
Seis praças do Centro contam, atualmente, com o acesso à internet: Praça do Ferreira, Passeio Público, Praça da Estação, Praça Coração de Jesus, Parque das Crianças, Praça José de Alencar. O serviço, que está em fase de teste, será qualificado com as intervenções que pretendem fomentar o uso das novas tecnologias como importante ferramenta para articulação social, produção de trabalhos criativos e acesso à informação. Além do acesso gratuito à internet, as Intervenções Criativas, construídas junto à sociedade civil, serão fundamentais para iniciar a movimentação cultural na rede de internet pensada para a população.
O Programa Fortaleza Digital é uma iniciativa da Prefeitura que integra ações no sentido de promover o uso qualificado das tecnologias digitais para garantir o desenvolvimento econômico e social da cidade. Fazem parte do Programa projetos como o Conecta Fortaleza, da Secretaria Municipal de Educação, criado para incluir digitalmente o universo de professores, por meio de distribuição gratuita de um computador portátil e a oferta de cursos de formação continuada; e o Polo Tecnológico, gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com o apoio do Comitê Fortaleza Digital e Criativa com o objetivo de garantir o crescimento sustentável de empresas e emprego na área da Informática e da inovação tecnológica.
Programação
10h às 11h – Apresentação do Ciclo de Intervenções Criativas de Arte e Cultura Digital
11h às 12h – Debate sobre as Políticas de Arte e Cultura Digital do Município
12h às 14h – Oficina “Se Joga na Rede”
14h às 15h – Apresentação do Programa Fortaleza Digital
15h às 16h – Debate do Fórum da Cultura Digital de Fortaleza
Serviço
Lançamento do Ciclo de Intervenções Criativas de Arte e Cultura Digital. Dia 28 de abril, a partir de 10 às 16 horas, na Praça do Ferreira – Centro.
