Foto de Jonas Grebler.
Exposição, projeção de imagens fotográficas, intervenções e música vão marcar a FotoFesta que acontece neste sábado, 18 , véspera do Dia Mundial da Fotografia. O evento marcará o lançamento do Encontros de Agosto 2012, segunda edição do projeto promovido desde o ano passado pelo Fórum da Fotografia.
O local escolhido para a comemoração foi o Salão das Ilusões, um espaço de artes visuais, música, moda e encontros culturais no Centro de Fortaleza, ao lado do prédio que poderá abrigar a Casa da Fotografia. A programação terá início às 16 horas com a Feira da Fotografia, intervenções de clowns, leitura de portfólio, projeções e exposição de trabalhos que compuseram o festival DeVerCidade. Às 18h começa a programação musical, com show dos instrumentistas Fabrício da Rocha (voz e violão) e Jordão Luz (trompete), que integram a banda Breculê, e continua com a “Fertinha”, com os DJs Estácio Facó, Darwin Marinho e Erick Zuite.
Casa da Fotografia
Nesta terça-feira, 14 de agosto, representantes do Fórum da Fotografia reuniram-se com Clélia Monastério, coordenadora de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura de Fortaleza, para tratar do projeto da Casa da Fotografia, da Prefeitura de Fortaleza. A reunião aconteceu na Secultfor, com a participação de representantes da coordenadoria do Fórum e da diretoria do Ifoto, para planejar a implantação do equipamento.
Encontros de Agosto 2012
Este ano o Encontros de Agosto vai girar em torno do tema “Criação e Difusão na Fotografia Brasileira”. Vários locais de Fortaleza vão sediar a programação, que será aberta oficialmente no dia 30 de agosto, com a mostra “Pontos de Vista”, coletiva de ensaios cearenses, no Memorial da Cultura Cearense do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), cuja convocatória foi lançada e as inscrições podem ser feitas até 20 de agosto pelo www.encontrosdeagosto.net.
Em setembro o Encontros de Agosto tem continuidade com mais atividades. Em parceria com a Galeria Mariana Furlani, no dia 1º será lançado Redes de Dormir, novo livro da fotógrafa Sheila Oliveira, com abertura da exposição de fotos da publicação.
Também haverá exposições coletivas na Travessa da Imagem e no Museu de Arte Contemporânea (MAC) do CDMAC, onde serão expostos trabalhos selecionados de festivais de fotografias de todo o país, como o FestFotoPoA (Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre), Manaus Bem na Foto, Foto em Pauta e Paraty em Foco.
O Ifoto estará com programação especial de palestras, exposições e debates durante os meses de agosto e setembro, em sua nova e recém-inaugurada sede, no Benfica. No dia 14 de agosto foi aberta a exposição “Somos todos fotógrafos”, que tem a curadoria de Silas de Paula. A mostra conta com 80 fotografias, feitas apenas com o uso de aparelhos celulares, por 16 fotógrafos. Na terça-feira, 21, o fotógrafo Jarbas Oliveira é o convidado do Ifoto na programação Olhares Refletidos, com uma conversa sobre seu livro A cor do Norte. Também na sede do Ifoto, no dia 28 de agosto, acontece uma entrevista aberta com o fotojornalista Mauri Melo, que comemora 40 anos de profissão. Em data a ser confirmada haverá ainda o lançamento da revista Imagine.
Além das exposições, a programação continua pelos meses de setembro e outubro com palestras, workshops e conversas com autores e pesquisadores da fotografia. Eventos paralelos – como projeções, lançamentos, mostras e ações educativas – se integrarão a esta mobilização.
Serviço
FotoFesta de lançamento do Encontros de Agosto 2012 – Dia 18 de agosto (sábado), a partir das 16h no Salão das Ilusões (Rua Coronel Ferraz, 80, Centro – ao lado do Colégio Imaculada Conceição). Informações: 85-3261.0525. A participação em todas as atividades é gratuita.
