Nesta semana quatro filmes em cartaz na Vila das Artes. Nesta quarta-feira, 17, às 14h30, o Cine da Tarde (Cineclube formado pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa, com curadoria da Vila) apresenta Primavera, Verão, Outono, Inverno… e Primavera (foto) (Direção: Kim Ki-duk -Coréia do Sul/Coréia, 2003). O longa coreano traz uma bela mensagem onde ninguém é indiferente ao poder das quatro estações e de seu ciclo anual de nascimento, crescimento e declínio. Nem mesmo os dois monges que compartilham a solidão, em um lago rodeado por montanhas. Assim como as estações, cada aspecto de suas vidas é introduzido com uma intensidade que conduz ambos a uma grande espiritualidade e a tragédia. Eles também estão impossibilitados de escapar da roda da vida, dos desejos, sofrimentos e paixões que cercam cada um de nós.
Ainda na quarta, às 18h30, o Cineclube Vila das Artes, dando continuidade a mostra de filmes do cineasta e artista Derek Jarman, exibe Crepúsculo do Caos (1988). Filme que traz a visão apocalíptica de Jarman sobre o seu país. Ruínas, muros, vermelho de sangue e vermelho do fogo, fogo das tochas e fogo das armas, fogo da bomba e do céu, homens encapuzados, gangues à deriva… É este o cenário da Londres de Jarman “em chamas”. E é num carrossel diabólico de imagens que o realizador inglês “monta”, às camadas, a sua crítica ao hatcherismo – sociedade que tende autofagicamente à dissolução dos seus valores de liberdade e tolerância, ainda sob o fantasma do nazismo… As velhas viúvas parecem controlar as operações do grupo terrorista que fuzila o protagonista. Após o filme tem conversa com pesquisador Robério Sacramento.
