A Microsoft lançou o Xbox Music, serviço em streaming e download de conteúdo musical, disponível para seus consoles de jogos Xbox. A plataforma concorrerá diretamente com o iTunes (Apple) e com o Cloud Player (Amazon).
O serviço oferecerá cerca de 30 milhões de músicas e será expandido para os computadores que operam com Windows, incluindo o Surface – tablet que será lançado em 26 de outubro, data que a Microsoft apresentará o Windows 8. Donos de aparelhos com esse sistema operacional terão acesso limitado ao conteúdo sem pagamento e haverá um sistema de assinatura para o acesso ilimitado. O Xbox Music será expandido para celulares logo em seguida.
Além de fazer streaming (transmissão sob demanda) e possibilitar o download de canções para serem ouvidas sem conexão à internet, a Microsoft disponibilizará em 2013 a possibilidade de armazenar arquivos nas nuvens e sincronizar o conteúdo entre PCs, videogame e smartphones. A gigante do meio tecnológico está tentando transformar o Xbox em item essencial na sala de estar dos consumidores. Mais de 67 milhões de unidades de Xbox foram foram vendidas desde 2005.
