A Telefônica|Vivo acaba de ultrapassar a marca de 1 milhão de acessos M2M (máquina a máquina, na tradução da sigla para o português) e obteve, em setembro, o maior crescimento de mercado entre a concorrência, com a incorporação de quase 100 mil novos acessos. O resultado é decorrente da estratégia de oferecer uma atuação dedicada para este segmento, que apresenta elevadas taxas de crescimento.
A empresa é a primeira operadora do País a oferecer plataforma global de gerenciamento de serviços M2M. Batizada de Smart Center, a solução proporciona a gestão on-line da utilização dos serviços de telecomunicações, permite ativar e desativar a comunicação, consultar históricos de utilização, incluir limites de consumo, programar alarmes de monitoramento com aviso por e-mail, entre outras funcionalidades. Outro diferencial é a gestão dos usuários pelo próprio cliente, sendo possível criar, excluir ou administrar os cadastrados.
Em uma segunda fase, novos serviços serão colocados à disposição do mercado, como localização, gestão de módulos e de aparelhos, troca de planos e outras informações. O projeto foi desenvolvido em conjunto com a Telefônica Digital, braço global de novos negócios da operadora e que conta com estrutura dedicada para projetos de M2M. Posteriormente, esta plataforma será expandida para outros países.