Grupo A Rainha e os Vaqueiros.
O grupo, que tem como rainha Dina Martins, a Mestre da Cultura “Dona Dina”, mergulhou no universo da cultura dos vaqueiros e, após um longo tempo de pesquisa oral, criou o show “ABOIOS – O Som do Sertão”. O espetáculo é uma homenagem ao Rei do Aboio e do Baião: Luiz Gonzaga. Serão seis apresentações até o final do ano em cinco cidades: Quixadá neste sábado, 17, Sobral (04/12), Crato (07/12), Fortaleza (13 e 14/12) e Canindé, em data a ser confirmada.
O SHOW
Ao som de chocalhos, entra no palco Chico Water, representante dos vaqueiros. Em meio à poesia, convida os seus amigos e companheiros de luta, os vaqueiros-aboiadores, Hidelbrando, um mestre na sanfona, e o seu regional de zabumba e triângulo. Juntos, interpretam a música de abertura.
Em seguida entra Dona Dina, que completa a cena para uma sequência de dez músicas, que são fruto de uma pesquisa sobre o cancioneiro popular dos vaqueiros-aboiadores, baseadas em suas vivências e em poesias que admiram, em especial, do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.
O show não se prende apenas ao roteiro musical. Os aboiadores artistas utilizam o improviso e interagem com o público, deixando evidente uma das propostas do grupo, que é de preservar o caráter natural do homem do campo.
Para o novo show, o grupo continuou com a pesquisa musical, focando nas canções de Luiz Gonzaga. Foi também a oportunidade de homenagear o Rei do Aboio e do Baião, representante maior desta cultura. Neste processo, nasce o desejo de fazer uma homenagem àquele que conseguiu transformar dor em alegria, música em poesia e que foi o expoente maior do sertão. O show tem direção geral de Fernanda Gomes e direção de arte de Clébio Viriato.
Para a formação, realiza duas oficinas direcionadas para os filhos dos vaqueiros na sede da AVOBOCRI, em Canindé: Oficina de Fotografia, a ser realizada de 18 a 20 de dezembro, e Oficina de Introdução à Linguagem do Audiovisual, que acontecerá nos dias 19 e 20 de dezembro.
AGENDA DOS SHOWS
17.11 (sábado) – QUIXADÁ
19h – Chalé da Pedra (Praça do Chalé, s/n, Centro)
Durante a I Semana Rachel de Queiroz – Arte e Cultura
04.12 (terça) – SOBRAL
19h – Teatro São João (Praça São João, 156, Centro)
07.12 (sexta) – CRATO
20h – Teatro SESC Adalberto Vamozi (Rua André Cartaxo, 443, Centro)
13 e 14.12 (quinta e sexta) – FORTALEZA
20h – Teatro SESC Emiliano Queiroz (Rua Clarindo de Queiroz, 1740, Centro)
Data a definir – CANINDÉ
19h – Casa Paroquial (Rua Pompilio, Cruz, s/n, Centro)
OFICINAS em CANINDÉ
(Sede da AVOBOCRI)
Oficina de Fotografia
De 18 a 20.12 (terça a quinta)
Das 18h às 21h (com atividades de rua pela manhã e à tarde)
Oficina de Introdução à Linguagem do Audiovisual
Dias 19 e 20.12 (quarta e quinta)
Das 8h às 12h e das 14h às 16h
