Contos, ‘causo’, versos, poesias, toadas, trechos de cordéis e músicas de Luiz Gonzaga marcam o espetáculo “ABOIOS – O Som do Sertão”, que o grupo A Rainha e os Vaqueiros apresenta no Crato nesta sexta-feira, 07, às 20h, no Teatro SESC Adalberto Vamozi. Liderado por Dona Dina, Mestre da Cultura, o grupo entra em cena com o traje típico dos vaqueiros, com gibão, perneira, peitoral, chinelo e chapéu de couro, usando o aboio como forma de retratar os sons e ritmos cearenses.
O show começa ao som de chocalhos com Chico Water, representante dos vaqueiros. Em meio à poesia, convida os seus amigos e companheiros de luta, os vaqueiros-aboiadores, Hidelbrando, um mestre na sanfona, e o seu regional de zabumba e triângulo. Juntos, interpretam a música de abertura. Em seguida entra Dona Dina, que completa a cena para uma sequência de dez músicas, fruto de uma pesquisa sobre o cancioneiro popular dos vaqueiros-aboiadores, baseadas em suas vivências e em poesias que admiram, em especial, do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.
O espetáculo não se prende apenas ao roteiro musical. Os aboiadores artistas utilizam o improviso e interagem com o público, deixando evidente uma das propostas do grupo, que é de preservar o caráter natural do homem do campo.
Serviço
“ABOIOS – O Som do Sertão” – Dia 07.12 (sexta), às 20h no Teatro SESC Adalberto Vamozi (Rua André Cartaxo, 443, São Miguel – Crato).
Tel: (88)3586-9150 e (85) 9926-4079. GRÁTIS.
