Para qualificar profissionais para a Copa, Programa de
Treinamento em Sonorização foi lançado em Fortaleza.
O Programa Especial de Treinamento em Sonorização, que será realizado pela primeira vez em Fortaleza, em parceria entre o Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação (Iatec), do Rio de Janeiro, a Associação dos Produtores de Cultura do Ceará (Prodisc) e o Estúdio Ararena, com apoio do Sebrae-CE, foi lançado na noite desta quarta-feira (27). O Auditório do Hotel Plaza Praia Suítes, no Meireles, ficou lotado por técnicos de som, produtores, outros profissionais e interessados em saber mais sobre sonorização e em alcançar maior qualificação, visando ao crescente mercado de shows no Ceará e à preparação para as demandas da Copa das Confederações e da Copa do Mundo. Mais de 200 pessoas se inscreveram para participar do lançamento e da palestra do técnico de som e professor do Iatec Carlos Roberto Pedruzzi.
O programa de treinamento promoverá em Fortaleza, entre maio e outubro deste ano, cursos com professores do Instituto, há 13 anos atuante no setor e especializado em formação para as áreas de multimídia e entretenimento. O ato de lançamento teve início com a apresentação dos parceiros locais Humberto Pinho (sócio do Estúdio Ararena, destacando o investimento e as parcerias que viabilizaram os cursos na capital cearense) e Marcos Antônio Melo, analista técnico do Sebrae-CE, que fará a ponte entre os técnicos capacitados no mercado e empresas que necessitam de mão de obra qualificada para sonorização. “As empresas cearenses vão precisar da expertise de vocês”, enfatizou.
Diretor do Iatec, Luiz Helênio apresentou uma retrospectiva da trajetória do Instituto, agradeceu aos parceiros que viabilizaram a realização do programa de treinamento em Fortaleza, conclamando o público a participar dos cursos. “Acreditamos na demanda do mercado de Fortaleza e, por isso, estamos juntos nessa oferta de oportunidade de qualificação nesse setor, com professores renomados, experientes em grandes eventos da música nacional”, afirmou, ressaltando o amplo campo de trabalho desses profissionais – de pequenos espaços e eventos segmentados a grandes shows em centros culturais e estádios.
Técnico de som consagrado após décadas de trabalho na sonorização de espetáculos musicais – de artistas como Paul McCartney, Eric Clapton, Emílio Santiago e Maria Bethânia – e de eventos grande concentração de público – como uma missa campal do Papa João Paulo II no Brasil -, Carlos Pedruzzi ministrou a palestra sobre sonorização, dando detalhes dos cursos que serão oferecidos em Fortaleza, a partir de maio. “Tenho certeza que vocês estão aqui porque têm grande interesse nessa área, porque sabem da importância da capacitação profissional. Esse é o estímulo para nós, que trabalhamos com qualificação em sonorização. Desde um show de voz e violão, até um evento para dezenas de milhares de pessoas, a gente sempre se emociona”.
Cursos em Fortaleza
Assim como outras oito cidades em várias regiões do Brasil, Fortaleza receberá professores do Iatec, e os cursos ofertados terão ementa e metodologia similares aos praticados nas duas unidades do Instituto no Rio de Janeiro, garantindo aos alunos qualificação em nível de excelência.
Divididas em módulos mensais, as aulas acontecerão de maio a outubro, sempre de terça a quinta-feira, facilitando a participação dos profissionais interessados na qualificação. como pré-requisitos, Ensino Médio completo ou em curso e interesse e afinidade com a área de Áudio. Destaque para o treinamento para a utilização do software “Smaart”, utilizado para medição de som, possibilitando obter os melhores resultados em sonorização de shows, espetáculos e eventos.
Serviço
O Programa Especial de Treinamento em Sistemas de Sonorização promove cursos de maio a outubro de 2013, em Fortaleza. As inscrições para os cursos estão abertas: 3264-2810 / fortaleza@iatec.com.br / www.iatec.com.br.