Léo da Silva Alves é jurista especializado em Responsabilidade de Agentes Públicos. Autor de 41 livros sobre Direito Disciplinar, Controle da Administração Pública, Psicologia Jurídica e Criminologia, consagrou-se como a maior referência em Direito Disciplinar e Defesa de Agentes Públicos no Brasil. Há 20 anos ministra centenas de palestras, cursos e seminários para mais de 170 mil alunos em diversos países. O conferencista cumpre agenda em Fortaleza até esta quarta-feira (08).
Como conferencista, desenvolve trabalhos em três continentes e possui atividade integrada a juristas da Universidade de Coimbra, da Universidade Lusíada do Porto, da Universidade de Neuchátel, Suíça, e da Universidade de Paris. Preside a Rede Internacional Advocacia de Excelência, que congrega profissionais de carreiras jurídicas comprometidos com a ciência, a ética e os princípios gerais do direito (América do Sul, Europa e África). Foi, por duas vezes, presidente dos trabalhos da Sociedade Internacional de Criminologia, órgão consultivo da ONU e do Conselho da Europa.
No magistério, é Professor convidado da Academia Nacional de Polícia, do Instituto Serzedello Correa (TCU), de Escolas de Governo de 21 Estados brasileiros, Professor de Direito Disciplinar em Curso de Pós-Graduação em Advocacia Pública – IDP/Brasília; e FIR (Faculdade Integrada de Recife).
Atua como membro do Instituto dos Advogados do Distrito Federal; membro do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, comendador da Ordem de São Lázaro de Jerusalém; Vice-Presidente da Associação Brasileira de Advogados e Vice-Presidente da Academia Luso-Brasileira de Direito Administrativo.
Há 21 anos treina os quadros do Governo Federal, do Congresso Nacional, dos Tribunais Superiores, de governos estaduais, de autarquias e de empresas públicas de todo o país. Possui elogio formal, em sessão plenária do Tribunal de Contas da União – publicado em Diário Oficial (DOU de 29.06.98, pág. 12 – Seção I), em razão da sua contribuição à Administração Pública do Brasil.
