Cultura e inclusão no Plus Size Fashion Fortaleza.
Por Eduardo Galdino
Música, moda e inclusão foram as palavras que marcaram a manhã do último dia 9, no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF). Nesta data, aconteceu a abertura do Projeto “Maio de Cultura” que contou com a presença dos secretários da cultura, Francisco Pinheiro, e da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo. Também foi comemorado no local, o Dia das Mães.
As vivências de A a F do IPF receberam uma comitiva cultural que homenageou as internas mães no espaço polivalente da unidade. Em seguida, houve apresentação do Coral “Vozes da Liberdade”, formado por internas, além da Camerata Eleazar de Carvalho. Na programação constou ainda, uma doação de dez instrumentos musicais para a unidade, com a finalidade de promover oficina de música para as detentas.
No período da tarde, as internas foram agraciadas com brindes em felicitação ao Dia das Mães. Na oportunidade, houve abertura do projeto intitulado “Cine Diálogo” que exibiu o filme “Desafiando Gigantes”, seguido de debate sobre superação com a presença das psicológas da Coordenadoria da Inclusao Social do Preso e do Egresso, Socorro Serpa e Erika Brilhante. Durante a sessão, houve distribuíção de pipoca e refrigerante para as 120 internas participantes.
O Projeto “Maio de Cultura” ofertará ainda neste mês, cursos de personal stylist, passarela, auto-maquiagem, autoestima, nutrição, design de moda, ateliê criativo, produção de evento e comportamento que culminarão com a realização do II Miss Penitenciária que premiará a Miss Auri Moura Costa e a Miss Plus Size Auri Moura Costa. O concurso previsto para ser realizado em junho próximo tem o aval da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania, ambas assinam a promoção do “Maio de Cultura”.