Durante o mês de julho, Fortaleza, um dos destinos mais procurados durante as férias, recebe milhares de turistas e os próprios cearenses iniciam uma incessante busca por opções bacanas de arte, cultura e entretenimento para toda a família. Pensando nisto, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura inicia a partir deste final de semana o ciclo temático de julho: Fuxico no Dragão. O Projeto promove uma série de atividades gratuitas que serão oferecidas durante todo o mês.
Neste final de semana, a programação começa com o Fuxiquinho no Dragão, com atrações especiais para o público infantil, como teatro, jogos, brincadeiras e oficinas. Todos os sábados, no Fuxiquinho no Dragão, peças de teatro infantil são realizadas às 18h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Neste sábado, a Companhia CLE – Circo Lúdico Experimental – apresenta o espetáculo “E o Trem Partiu”. Com direção de Sâmia Bittencourt, a peça conta a história de uma viagem. O trem já está pronto. O guarda e o ajudante preparam a estação para a partida. E na hora marcada o trem parte, deixando quatro distraídas mulheres, desoladas. E agora? À espera do próximo elas se distraem entre cambalhotas e galhofas. Inspirado em uma cena do filme Os Palhaços de Frederico Fellini, o espetáculo de acrobacia cênica E o Trem Partiu é um experimento acrobático da CIA CLE – Circo Lúdico Experimental, que transita entre as linguagens do circo, do teatro e da música. Circulando entre as praças, ruas e teatros de Fortaleza desde 2011, o espetáculo vem amadurecendo e conquista o público de todas as idades. No ano de 2012 foi premiado nos seguintes editais: Categoria Trupes e Grupos da SECULTFOR, Programação do Centro Cultural Dragão do Mar: Nas ruas do Dragão, e em breve iniciará circulação pelo Artes na Rua da FUNARTE.
Além do teatro infantil aos sábados, todos os domingos, a partir das 17h, na Arena Dragão do Mar, acontecem a oficina educativa para elaboração de carteiras ecológicas, muitas brincadeiras e jogos.
Cinema, Feira e Música
O Fuxico do Dragão também trará, todas as sextas e sábados de julho, a partir do dia 12, às 19h, no Auditório, a mostra de cinema Mar Aberto: curtas-metragens cearenses de todas as épocas. Nos finais de semana, a partir do dia 13, na Galeria Multiuso, das 17h às 22h, acontece ainda a Feira do Fuxico, uma feira que promove a venda de antiguidades, livros, discos, artefatos culturais, orquídeas, produtos naturais e moda. A partir das 20h, também nos finais de semana, djs e bandas do cenário local se apresentam ao lado da Galeria Multiuso.
