Em fevereiro de 2000, as gestoras culturais Rachel Gadelha e Maria Amélia Mamede criaram o Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga (CE), município de 5 mil habitantes. “Para nossa surpresa, no boca a boca, um amigo chamando o outro, a cidade lotou”, conta Maria Amélia. “Não havia estrutura para tanta gente”, lembra Rachel. A dupla contratou um bufê da capital e convenceu moradores de casarões da época do café a acolher os turistas.
Atualmente, o Festival – que ocorre durante o Carnaval – recebe 15 mil pessoas e, em 2014, completa 15 anos. No rastro do sucesso, a cidade floresceu: hotéis, pousadas e restaurantes foram abertos, jovens montaram bandas e garantem atração turística o ano todo. O êxito, não só do Festival, mas dos muitos outros eventos culturais realizados pela Via de Comunicação e Cultura, garantiu às sócias este novo lugar de destaque.
O Prêmio CLAUDIA representa a maior premiação feminina da América Latina – teve sua primeira edição em 1996 com o objetivo de descobrir e destacar mulheres competentes, talentosas, inovadoras e empenhadas em construir um Brasil melhor. Desde então, com coragem e ousadia, ano a ano, mais e mais finalistas do Prêmio provam que é possível encontrar soluções para os mais variados problemas da nossa sociedade.
Em 16 anos de existência, o evento já selecionou mulheres de todos os estados brasileiros. Elas servem de inspiração, transmitem perseverança e amor ao próximo, valorizam a contribuição da mulher para uma sociedade mais justa, mais solidária, mais feliz.
O júri do Prêmio CLAUDIA é formado pelas leitoras (que podem votar aqui no site a partir de agosto), pela direção da revista CLAUDIA e por uma comissão de dez personalidades. Este ano, a festa de premiação será realizada no dia 8 de outubro, na Sala São Paulo, espaço nobre da capital paulista.
A votação segue até dia 20 de setembro.
Para participar, acesse: http://premioclaudia.abril.com.br