Pela quinta vez Maranguape é a capital do humor no país. É lá, na cidade natal do “Amado Mestre” Chico Anysio, que acontece anualmente o Festival Nacional de Humor. O evento acontece até domingo, 25 de agosto.
Como já é tradição, a Praça Capistrano de Abreu será palco de muito riso nas três primeiras noites do festival, com atrações locais e nacionais subindo ao palco a partir das 19h30, para uma calorosa plateia de moradores e visitantes.
MARANGUAPE EM CENA
Nesta sexta-feira, as atrações são Dudu e Humor de Peso. A noite de sábado começa com a Banda Municipal e, na sequência, os humoristas Tony Régio e Edu Dias.
MOSTRA DE HUMOR
Depois da programação Maranguepe em Cena, começa no palco da Praça Capistrano de Abreu a Mostra de Humor. Nesta sexta-feira , 23, grandes humoristas cearenses prometem fazer a plateia rir muito. São eles: Eltom Andrade (Paitinga) (CE), Froxilda Fofolete (CE) e Aluísio Jr (CE). No sábado, 24, as atrações são Rapadura (CE), humorista que se revelou ao grande público do tendo sido premiado em outras edições do Festival, Augusto Bonequeiro (CE), um dos maiores nomes do teatro de bonecos do Ceará, consagrado nos palcos e na televisão com o humor de seus personagens, e Ery Soares (CE), o Tizil da TV Diário.
SHOWS MUSICAIS
Depois do humor, a música toma conta da programação na Praça Capistrano de Abreu, com shows de artistas consagrados na cena local e nacional. Este ano, as atrações musicais são o cearense Paulo Façanha, o pernambucano Reginaldo Rossi e a famosa dupla pernambucana de emboladores Cajú e Castanha.
DURANTE O DIA
HUMOR DE FEIRA – Mas o Festival não acontece só à noite. A animação começa cedo, às 9h da manhã, divertindo a população na Rodoviária (quinta e sexta) e no Mercado de Maranguape (sábado), com a programação HUMOR DE FEIRA. Artistas convidados fazem seus shows a céu aberto, divertindo crianças e adultos. São eles: Eltom Andrade (quinta), Rapadura (sexta) e Barroada e Tony Régio (sábado).
TREM DA ALEGRIA – Depois, do Humor de Feira, o Festival sai pelas ruas no TREM DA ALEGRIA com Humoristas da Central do Humor levando muita diversão para a população. Nesta e sexta o TREM DA ALEGRIA vai circular a partir das 10h e das 15h, com destino a Escolas Municipais. No Sábado, o trem vai fazer a festa na Praça da Guabiraba, também pela manhã e à tarde, divulgando a programação do V Festival Nacional de Humor.
OFICINAS – A criançada também vai poder aprender muito sobre as artes ligadas ao humor nas OFICINAS do Festival. Elas acontecerão na Biblioteca Municipal, de quinta a sábado pela manhã (9h às 11h) e à tarde (15h às 17h), dando oportunidade a todos os interessados em aprender a fazer Fantoche com material reciclado, ministrada por Duarte, e Mágica, em oficina de Sidney Pires.
DOMINGO DA CRIANÇA
O último dia do Festival (domingo, 25) será para a criançada, com programação a partir das 17 horas na Praça Capistrano de Abreu. Será um fim de tarde com apresentação da Cia Camarim de Teatro, além de intervenções artísticas, pintura de rosto, show e muito diversão.
CHICO ANYSIO: O GRANDE HOMENAGEADO
Criado em 2009 em homenagem a Chico Anysio, o Festival recebeu o humorista por ocasião da segunda edição, em 2010, quando foi homenageado e abriu uma exposição permanente no Museu da Cidade. Foi a última vez que o humorista esteve na cidade onde nasceu.
Em maio, por ocasião do lançamento oficial da quinta edição, a Prefeitura Municipal de Maranguape reabriu a Casa Chico Anysio, que durante a edição de 2012 recebeu parentes do homenageado e humoristas com quem o criador do “Amado Mestre” conviveu durante muitos anos, atuando no quadro e programa humorístico da televisão “Escolinha do Prof. Raimundo”.
Serviço
V Festival Nacional de Humor de Maranguape – De 22 a 25 de agosto em Maranguape (CE). Programação em locais diversos da cidade, com acesso gratuito. Pré-Festival: de 19 a 21.
Informações: (85)3369-9188.
