Há tempos se espera pela reforma e reabertura do Cine Luiz. A partir desta segunda-feira, 18, as expectativas caminham para serem atendidas. Na manhã desta segunda-feira, 18, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, assinou Ordem de Serviço com a Construtora Granito Ltda, durante Reunião de Partida, para o início imediato das obras de restauração do equipamento cultural mais querido do público fortalezense.
Dos R$ 17.981.975,28 aprovados pelo Governo do Estado para a restauração do São Luiz, R$ 15.287.832,21 serão investidos nas obras que terão Ordem de Serviço assinada neste segunda-feira, incluindo melhorias nos sistemas de iluminação, acústica e projeção, além da recuperação dos assentos, piso e revestimentos. As obras devem ser concluídas em maio de 2014, transformando o São Luiz em um cine-teatro, com capacidade de receber espetáculos de diversas linguagens.
Para o secretário Paulo Mamede, trata-se de uma ação de grande valor simbólico, indo muito além da devolução de um bem cultural à cidade. O secretário destaca que a obra representa um compromisso com a cultura e a memória do Ceará. “O Cine São Luiz nos remete a uma Fortaleza de matinês, passeios pela praça, cafés, ou seja, um pouco da história de cada um de nós”, destaca.
De acordo com o coordenador de Patrimônio da Secult, Otávio Menezes, com as obras de restauração, que preveem também a ampliação do palco, o cinema terá condições de se transformar em um cine-teatro, contemplando uma diversidade de linguagens artísticas. A população terá oportunidade de se reencontrar com um dos mais belos e simbólicos espaços de Fortaleza, fechado desde julho de 2010.
Ícone da cidade
Tombado em 1991 como patrimônio histórico do Estado, o Cine São Luiz é um dos mais importantes ícones da memória cultural da cidade e tem como palco a Praça do Ferreira, espaço público igualmente emblemático para os fortalezenses. Para o cidadão de Fortaleza, é uma referência especial, que vem acompanhando as famílias cearenses por meio das lembranças dos áureos tempos do cinema e dos costumes da sociedade do passado.
O projeto arquitetônico de Humberto da Justa Menescal teve sua obra iniciada em 1939 e concluída 20 anos mais tarde, com inauguração no dia 26 de março, com a exibição do filme “Anastácia”.
Desde sua fundação, o prédio do Cine São Luiz – onde funciona desde março de 2012 a sede da Secretaria da Cultura do Estado – destaca-se pela exuberância na sua arquitetura e no luxo dos bens agregados, bem peculiar à época. A Sala de Projeções do Cine São Luiz tem toda a sua composição decorativa com base em elementos geométricos Art-Déco com sua origem/influência nos Estados Unidos e com predominância no Art-Déco que se desenvolveu em Miami e áreas do Caribe.
O foyer do cinema, que dá acesso à plateia da sala de projeções e ao balcão superior – mezanino -, tem como revestimento dos pisos, superior e inferior, das suas escadarias e das paredes, mármore italiano de Carrara, branco no piso com separadores de bronze e jaspeado verde nas paredes. Os conjuntos de escadas simétricas estão protegidos com guarda-corpos executados em serralharia de ferro doce com robustos perfis, arrematados com passa mão de bronze polido de secção circular.