Nesta terça-feira, 7, o jornal O POVO chega aos 86 anos de fundação. As festividades estão agendadas para o próximo dia 14 de janeiro, quando serão realizadas as posses oficiais da nova ombudsman Daniela Nogueira, que vai substituir o jornalista Erivaldo Carvalho, os novos 44 Correspondentes Escolares O POVO e o 15 membros do Conselho Consultivo de Leitores.
As comemorações serão iniciadas dia 13 de janeiro, quando os colaboradores são convidados a participar de um ato ecumênico nos jardins da sede do O POVO.
Ainda na solenidade do dia 14 a presidente do O POVO, jornalista Luciana Dummar, vai homenagear funcionários e ex-funcionários, que possuem décadas de dedicação à empresa.
CORRESPONDENTES O POVO
A iniciativa existente desde 2012 faz parte do programa O POVO na Educação e dá a cada um dos 44 participantes o título de Correspondente O POVO.
A ideia é estimular a leitura e a escrita dos alunos, que estejam cursando a 9ª série do Ensino Fundamental. Os estudantes oriundos de escolas públicas e privadas são selecionados previamente, por meio de uma oficina de fanzines ministrada pelos facilitadores pedagógicos do O POVO na Educação.
Durante todo o ano de 2014 os alunos enviarão notícias sobre o universo escolar para a coluna Direto da Escola, do Jornal do Leitor, e para o portal O POVO Online. A turma é renovada todos os anos.
Além do envio de textos, os correspondentes participam de passeios culturais, lúdicos e têm acesso ao dia a dia das Redações.
No encerramento da turma de 2013, a estudante Lara Maria Guedes, resumiu a experiência: “Uma conquista que me proporcionou tantas outras e hoje me despeço… Agradeço a Deus, minha família, ao jornal O POVO, ao Colégio 7 de Setembro e aos meus leitores. Entrei como uma lagarta, e agora, como borboleta, irei voar”.
