Entrevista Aberta
A Mesa Vermelha. Memórias dos 50 anos do Golpe de 1964
Em março de 1964, o Brasil passou a viver uma ditadura que teve início com um golpe militar. As mudanças políticas que se alastraram no País e que incluíram censura à imprensa e às artes, prisões políticas e mortes de militantes, motivou uma forte revolta, principalmente por parte dos jovens que se agrupavam em torno de partidos de esquerda. Personagens que viveram essa história brasileira participam do Entrevista Aberta e lançam o documentário A Mesa Vermelha.
Convidados: Mário Albuquerque, presidente da Comissão Federal da Anistia. Ex-preso político da época da Ditadura Militar. Criou a Associação 64/68 no Ceará.
Inocêncio Uchoa, advogado, ex-preso político, participou ativamente do processo de redemocratização do Brasil.
Mediação: Isabel Andrade, jornalista e José Aflaudísio Dantas, repórter de Cotidiano do O POVO
Data: 12 de março (quarta-feira)
Horário: 19 horas
Entrada franca
Encontro de Ideias
ENTRELINHASTORTAS – poesia que enlaça
Quais linhas lidas e relidas por você tem o poder de enlaçar o leitor ao seu lado?
Para além dos livros publicados e poetas premiados – todos muito bem-vindos também – lembramos: a poesia está onde você a encontra. Muros, bilhetes, camisetas, cartas, sopa de letrinhas, zines, anúncios, últimas páginas de cadernos.
Neste encontro convidamos você a compartilhar e conhecer textos poéticos achados e guardados em laços imprevisíveis.
Mediação: Fernanda Meireles, mestre em Comunicação, escritora, fazineira, arte-educadora e artista visual.
Data: 13 de março
Horário: 18h30min
Entrada franca
O POVO Conta Histórias*
O grupo de contadores de história, CASA DO CONTO, recebe no Espaço O POVO alunos de escolas públicas e privadas, além de instituições que trabalham com crianças e adolescentes.
Data: 14 e 28 de março (às sextas-feiras)
Horário: 14 horas
(*) Para grupos previamente convidados
CURSOS
Elaboração e gestão de projetos culturais
O curso se propõe a oferecer noções básicas das ferramentas de concepção, gestão e prestação de contas de projetos na área cultural. O conteúdo curso constará, entre outros tópicos, do planejamento, da definição do público alvo, da formação de equipe e critérios de pontuação do projeto em editais públicos.
Ministrante: Adriano Marcena, historiador, consultor de projetos culturais. É ainda pesquisador das relações simbólicas nas culturas brasileiras, dramaturgo e escritor.
Data: 14 e 15 de março (10 horas/aula)
Horário: 14 de março, das 17h30min, às 21h; 15 de março, das 8h30min às 13h
Inscrições: As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo
site: edicoesdemocritorocha.com.br. O número de vagas é limitado.
Entrada franca
Café-Clube de Leitura
Um passeio pelo mundo dos livros e da literatura num encontro que tem como objetivo fortalecer o gosto e o prazer pela leitura. Consulte os livros indicados no Café e participe da página do grupo no Facebook: “Café literário O POVO”.
Mediadoras: Inês Cardoso, professora da UFC, Cleudene Aragão, professora da Uece e Vânia Vasconcelos, escritora e professora da Uece.
Data: 21 e 28 de março (às sextas-feiras)
Horário: 18h30min
Entrada franca
Encontro de blogueiros
Cervejas Especiais em Fortaleza. Tendência que veio para ficar?
Debatedores: João Filho – Beersommelier e idealizador do Cervas Club, Mário Soares – Beersommelier e blogueiro do Lupulento, Neudson Aquino – Cervejeiro caseiro e blogueiro do hopheads
Mediador: Emanuel Furtado – Jornalista do O POVO
Data: 24 de março (segunda-feira)
Horário: 19 horas
Entrada franca
Leituras em Prosa e Verso
1964: Clarice em meio a suas personas: G.H., Janair, Sofia, Ofélia, Almira, Lisette…
A Paixão segundo G.H., quarto romance de Clarice Lispector, e A Legião estrangeira, sua segunda coletânea de contos, são contemporâneos do golpe de 64, quando as instituições democráticas brasileiras foram solapadas pelo regime de exceção. O que dizer, então, dessas narrativas surgidas em momento tão peculiar? Como estabelecer uma crônica desses livros, sua publicação, a recepção inicial, a compreensão das personagens envoltas em estranhamento, entre outros aspectos?
Convidada: Fernanda Coutinho, professora (Letras, UFC), organizadora, em parceria com a profa. Vera Moraes, de Clarices: 90 anos de nascimento, 50 anos de Laços de família, 2012.
Data: 26 de março (quarta-feira)
Horário: 19 horas
Entrada franca
