Nesta quinta-feira, 24, às 19h, no Espaço O POVO de Cultura & Arte acontece o debate Raça e gênero na literatura afro-brasileira.
A maternidade é um tema que tem encontrado, entre as escritoras contemporâneas afro-brasileiras, um lugar de destaque. Associado a outros aspectos que envolvem as questões de gênero e raça, é uma experiência presente em enredos e versos na produção dessas autoras. Através da rica abordagem desse tema feito pelas autoras Conceição Evaristo e Ana Maria Gonçalves, pode-se discutir muitos dos aspectos físicos e psicológicos que envolvem a maternidade, como também outras questões específicas da experiência afrodescendente, como por exemplo, a relação com o preconceito racial.
Os aspectos relacionados às discussões de gênero correspondem a uma nova abordagem da crítica literária que atende mais completamente a alguns textos da literatura contemporânea. A literatura, embora produto da imaginação e linguagem, é testemunha do pensamento de sua época.
As escritoras afro-brasileiras contemporâneas têm contribuído, através dos seus textos, para significativas mudanças de paradigmas relacionados às mulheres afrodescendentes; é o que aqui pretendemos demonstrar.