Um dos grandes compositores da música contemporânea no país participa nesta sexta-feira, 8, da programação comemorativa de aniversário do Porto Iracema das Artes. O músico José Miguel Wisnik ministra a master class “Espetáculo e sensibilidade – as relações entre a canção e a música midiática”, às 19 horas no Teatro de Arena da escola, que é o braço de formação e criação do Instituto Dragão do Mar. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo site do Porto Iracema: www.portoiracemadasartes.org.br. A master class será uma reflexão sobre as possibilidades de resistência da canção diante da pressão das formas espetaculares da indústria da música.
Graduado em Letras, mestre e doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP) onde é professor de Teoria Literária, José Miguel Wisnik é autor de livros, ensaios, discos e trilhas para cinema, teatro e dança. Dentre os músicos com os quais já trabalhou ou tem parcerias estão Elza Soares, Tom Zé, Caetano Veloso e Alice Ruiz.
Wisnik estudou piano clássico e apresentou-se pela primeira vez como solista da Orquestra Municipal de São Paulo aos 17 anos, interpretando o Concerto nº 2, de Camille Saint-Saëns. Tem três discos gravados: o independente “José Miguel Wisnik” (2000),”São Paulo Rio” (2002), com participação de Elza Soares, com quem realizou alguns shows em 2002, além de participar da direção artística de seu disco “Do Cóccix até o Pescoço”; e “Pérolas aos Poucos” (2003).
O compositor, que escreve regularmente ensaios sobre música e literatura, publicou “O Coro dos Contrários – a Música em Torno da Semana de 22” (Duas Cidades, 1977), “O Nacional e o Popular na Cultura Brasileira” (Brasiliense, 1982) e “O Som e o Sentido” (Companhia das Letras, 1989), “Sem Receita – Ensaios e Canções” (Publifolha, 2004), “Veneno Remédio: O Futebol e o Brasil” (Companhia das Letras, 2008) e “Machado Maxixe: O Caso Pestana” (Publifolha, 2008), além de participar dos livros coletivos “Os Sentidos da Paixão”, “O Olhar e Ética” (Companhia das Letras, 1987, 1988 e 1992) e do “Livro de Partituras” (Gryphus, 2004).
Dentre as trilhas que fez para cinema, teatro e dança estão: filme “Terra Estrangeira” (de Walter Salles e Daniela Thomas), espetáculos teatrais “As Boas”, “Hamlet” e “Mistérios Gozozos” (para o Teatro Oficina), e “Pentesiléias” (de Daniela Thomas, dirigida por Bete Coelho) e, na dança, trilhas para o grupo Corpo, como “Parabelo” (1997), em parceria com Tom Zé, e “Onqotô”, com Caetano Veloso (2005).
Serviço
Master Class “Espetáculo e sensibilidade – as relações entre a canção e a música midiática” com José Miguel Wisnik
8 de agosto (sexta-feira) às 19h
Teatro de Arena do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Entrada Franca
Informações: www.portoiracemadasartes.org.br e 85-3219.5865.
