A Rede Cearense de Pontos de Cultura em parceria com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura lança neste domingo, 31, às 18h, o projeto Cultura no Ponto. O objetivo do projeto é fomentar a ação cultural dos Pontos de Cultura do Ceará por meio da exibição de espetáculos e apresentações culturais nas mais diferentes linguagens artísticas, neste segundo semestre de 2014, no Dragão.
Os Pontos de Cultura Cearenses atuam para contribuir com a inclusão social e a construção da cidadania por meio da cultura. Eles também são organismos produtores de cultura capazes de fortalecer as identidades e a diversidade do país. Para fortalecer ainda mais essa rede, de 15 em 15 dias, o projeto Cultura no Ponto trará ao palco do Espaço Rogaciano Leite Filho grupos artísticos inscritos por meio de chamada pública entre os Pontos de Cultura.
O projeto, bem como toda sua programação, será lançado no dia 31 de agosto, iniciando às 18h, no Espaço Mix, com a apresentação da Banda de Lata Criança Feliz, composta por crianças do Ponto de Cultura Assentamento Recreio, do município de Quixeramobim (CE). Após a apresentação, será lançado, no Auditório do Dragão, o livro “De Quixeramobim a Belo Monte – Olhares sobre Antônio Conselheiro”.
Organizado por Danilo Patrício e por Osvaldo Costa, do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo, a coletânea de ensaios parte do local de nascimento de Conselheiro para refletir sobre a história de peregrinações desse homem. Com autores de diversas áreas – História, Antropologia, Comunicação, Psicanálise –, a obra reúne nomes como Angela Gutiérrez, Gilmar de Carvalho, Karla Patrícia, Ismael Pordeus Jr. e Eleuda de Carvalho, que atualizam a discussão em torno do líder.
Na mesa de lançamento, estarão presentes o organizador do livro, Osvaldo Costa, que é psicanalista, mestre em psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC); e a professora Dr. Ângela Gutiérrez, escritora, integrante da Academia Cearense de Letras e pós-doutora em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Em seguida ao lançamento, no Espaço Rogaciano Leite Filho, encerra o lançamento do projeto Cultura no Ponto a apresentação cultural “Toque de Senzala”, do ponto de cultura Afroindígena (Fortaleza-CE). Constituído por filhos e filhas de santo do Terreiro de São Miguel, os integrantes se propõem a divulgar, valorizar e preservar as culturas negra e indígena nos terreiros de matriz africana e afro-brasileira.
Serviço
Lançamento Cultura no Ponto
Domingo, dia 31
Hora: às 18h
Abertura no Auditório do Dragão e encerramento no Espaço Rogaciano Leite Filho
Gratuito