Neste sábado, 12, o projeto Circo de Todas as Artes encerra as atividades do ano promovendo ações de cidadania e apresentações artísticas gratuitas no Jangurussu, Passaré, Conjunto José Walter e Mondubim. Dessa última edição de 2015 participam os circos Tropical, Mais Cara, VIP, Meridiano, Mirtes, Must, London e Marlin. O projeto é idealizado e realizado pela Apaece – Associação dos Proprietários, Artistas e Escolas de Circo do Ceará, promovido em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor).
Das 9h às 12h, no Circo Tropical, no Jangurussu, o projeto irá promover as ações de cidadania. A população terá acesso a serviços gratuitos como realização de teste glicêmico e aferimento de pressão, consultas sobre assuntos jurídicos e corte de cabelo, além de informações e dicas sobre consumo de energia, atrações para entreter as crianças e a Câmara Móvel – uma unidade da Câmara Municipal que leva serviços do Legislativo a diversos bairros de Fortaleza. Destaque para a Sala do Empreendedor, que fornece informações para os trabalhadores autônomos que desejam aderir ao programa Empreendedor Individual. A partir das 16h, o Circo Mais Cara toma conta do picadeiro.
A partir das 16h, mais três lonas se abrem para oferecer programação artística para a comunidade. O Circo VIP, no Passaré, recebe o Circo Meridiano. O Circo Mirtes, no Conjunto José Walter, por sua vez, terá como atração especial o Circo Must. Por fim, se apresentarão no Circo London, no Modubim, os artistas do Circo Marlin.
Realizado no último sábado de cada mês, o projeto abre as lonas dos circos tradicionais para o acesso livre e gratuito de todos os interessados, principalmente na periferia, onde está localizada a maioria dos circos fortalezenses. Neste espaço, acontecem espetáculos de linguagens variadas, tais como música, teatro e dança, viabilizando a circulação de espetáculos locais por toda a cidade, contribuindo assim para a democratização da cultura.
“Para o público, o Circo de Todas as Artes apresenta uma programação cultural de qualidade, muitas vezes em áreas de vulnerabilidade social, com acesso livre e gratuito. Vale ressaltar ainda que procuramos colaborar com a melhoria das condições de vida das comunidades no entorno das lonas circenses, oferecendo serviços e informações que contribuam com o fortalecimento da consciência cidadã e promoção da dignidade, bem como atividades de formação artística”, afirma o presidente da Apaece, Círio Brasil, do Circo Mirtes. Somente esse ano, 15 bairros receberam o Circo de Todas as Artes, de agosto a novembro, beneficiando cerca de 6000 pessoas, com estimativa de mais 800 nessa última edição.
O presidente destaca outro viés social do projeto, que visa à manutenção da arte circense, uma das mais antigas expressões e manifestações da cultura popular. Círio defende que as lonas são um importante veículo de promoção de arte e cultura em ambientes diversos, principalmente nos mais pobres, no entanto, a ausência de iniciativas que promovam os circos juntos às comunidades tem dificultado esse trabalho, fazendo com que o circense perca o seu foco enquanto artista para garantir a própria sobrevivência.
PROGRAMAÇÃO
CIRCO TROPICAL
Horário: Das 9h às 12h – Ações de cidadania
16h – Apresentação do Circo Mais Cara
Endereço: Rua Luciano Alves – Jangurussu/Santa Filomena – Ao lado do campo do Curitiba
CIRCO VIP
Horário: 16h – Apresentação do Circo Meridiano
Endereço: Rua Desembargador Otacílio Peixoto – Passaré, em frente ao número 536.
CIRCO MIRTES
Horário: 16h – Apresentação do Circo Must
Endereço: Av. I, esquina com Av. S. Entre 2ª e 3ª etapa do Conjunto José Valter.
CIRCO LONDON
Horário: 16h – Apresentação do Circo Marlin
Endereço: Parque Santa Ana – Rua 01 (Central) – Mondubim
Mais informações: (85) 3045.0207.
*Toda a programação é gratuita.