Indicado ao Oscar de melhor documentário em 2015, vencedor do César no mesmo ano e do Prêmio do Júri na seção Un Certain Regard do Festival de Cannes em 2014, O Sal da Terra – Uma viagem com Sebastião Salgado (foto) será disponibilizado em DVD pelo Selo Sesc a partir de 29 de fevereiro. O DVD traz como extras cenas que não entraram na versão final do filme.
Dirigido pelo cineasta alemão Wim Wenders e por Juliano Ribeiro Salgado, filho de Sebastião, o documentário, como aponta o título, aborda a longa trajetória do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. Também apresenta seu ambicioso projeto Gênesis, expedição que tem como objetivo registrar, a partir de imagens, civilizações e regiões do planeta até então inexploradas.
Segundo Juliano Ribeiro Salgado, a fórmula desenvolvida por Wim Wenders, também fotógrafo e admirador do trabalho de Sebastião, foi fundamental para captar a essência das reações do famoso fotógrafo durante a gravação do documentário. “Começamos a gravação deparando Tião com alguns de seus trabalhos mais expressivos, porém não conseguíamos captar as reações que esperávamos. A equipe era grande e o ambiente convencional demais. Wim decidiu então colocá-lo sozinho em uma sala escura, onde a sua única companhia era um teleprompter que exibia imagens dos mesmos trabalhos. Foi então que conseguimos captar a emoção de Sebastião, revivendo emoções fortíssimas, lembrando e contando as histórias por detrás de cada uma daquelas fotografias”, conta Juliano.
Para Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, “enquanto instituição socioeducativa dedicada ao estímulo à reflexão em torno das premências contemporâneas, o Sesc vem concebendo diferentes plataformas de publicização e mediação da produção cultural, com especial atenção àquelas que enveredam por abordagens críticas de aspectos centrais da vida, como é o caso de O Sal da Terra”, afirma.
O DVD custa R$ 30 e estará à venda nas lojas das unidades do Sesc e pelo site do Sesc no link: http://www.sescsp.org.br/livraria, a partir de 29/02.