O Sesc apresenta o Boi Ceará, do Mestre Zé Pio e o Maracatu Vozes da África, como destaques do projeto Terreiro da Tradição. Nesta quinta-feira, 25, às 12h, a Unidade Centro do Sesc recebe o Mestre Zé Pio para a encenação da matança do boi. Já na sexta-feira, 26 às 17h30, é a vez da batida do ferro do Maracatu Vozes da África. A programação é gratuita.
Mestre da Cultura e guardião do bumba meu boi no Ceará, Mestre Zé Pio é brincante desde os três anos de idade. Já fundou diversos grupos e, hoje, comanda o Boi Ceará. O bumba meu boi de Mestre Zé Pio conta com cerca de 35 brincantes que encenam personagens como a Burrinha, o Mateus, o Jaraguá e a Ema. Entre os ritmos encontrados na brincadeira estão: valsa, xote, samba e ciranda.
Tricampeão do Carnaval de Fortaleza, a agremiação Maracatu Vozes da África levou esse ano para a avenida o desfile “Batuques e Tambores – uma festa de Negros em Fortaleza”, homenageando datas como a abolição da escravatura e o dia de Iemanjá. O público vai poder conferir um pouco do que aconteceu no desfile da Avenida Domingos Olímpio, que teve ainda música composta por Descartes Gadelha e Inês Mapurunga.
Serviço
Terreiro da Tradição
Boi Ceará do Mestre Zé Pio
Dia 25
Local: Espaço Multicultural da Unidade Centro do Sesc (Rua 24 de Maio, 692 –Centro)
Horário: 12h
Informações: (85) 3455.2118
Maracatu Vozes da África
Dia 26
Local: Área de Convivência da Unidade Fortaleza do Sesc
Rua Clarindo de Queiroz, 1740 – Centro
Horário: 17h30
Informações: (85) 3452.9090
Gratuito