A cantora e compositora baiana Larissa Luz aterrissa em São Paulo a bordo de “Território Conquistado” (Natura Musical), o seu segundo álbum solo. O show será nesta quinta-feira, 21, às 21h, no Centro Cultural Rio Verde, com a participação especial das cantoras Ellen Oléria e Xênia França. “Território Conquistado” traz à tona o feminismo negro num mergulho da artista em referências de criadoras como a grande voz do blues americano Nina Simone, a poeta peruana Victória Santa Cruz e a escritora norte-americana Bell Hooks. O conceito deste disco foi trabalhado a quatro mãos com a antropóloga Goli Guerreiro e o resultado pode ser ouvido nas dez músicas que homenageiam personalidades negras, entre elas a cantora Elza Soares, que gravou a faixa-título. (Foto: Safira Moreira)
“Essa música reflete o sentimento e a invasão de sensações que me cercaram durante todo o processo de composição do disco. Fui tomando posse de mim mesma, conquistando meus espaços internos e externos, me ocupando. E aviso logo: estou explosiva! Gravar com Elza foi uma realização. Ela é a personificação da resistência, é um trovão intenso que transborda e inunda o mundo com poder feminino, força negra e muita verdade”, diz Larissa, que convidou a intérprete e atriz baiana Thalma de Freitas para gravar “Mama Chama”, parceria de Larissa com a também cantora Manuella Rodrigues. A música é dedicada à Regina Luz, educadora e mãe de Larissa. Nessa faixa, Thalma recita um poema da escritora baiana Lívia Natália, outra personalidade negra homenageada no álbum.
A escritora paulistana Carolina de Jesus inspira a canção “Letras Negras” e a autora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie é evocada ao lado das imagens do cinema africano na faixa “Nollywood”. O disco é todo marcado por uma fusão rítmica entre trap, dubstap, rap e rock and roll dentro de uma perspectiva afro-brasileira que brotou na Bahia em forma de samba duro, ijexá e samba reggae. “Território Conquistado” se conecta com uma estética negra contemporânea, com influências dos movimentos afrofuturismo e afropunk. Repleto de experimentalismos e raízes que voam, o disco foge do comum e cria um espaço-tempo novo que dispensa rótulos. A produção musical do álbum é da própria cantora, ao lado de Jr. Tostoi, Pedro Tie e Pedro Itan. A produção executiva e da Turnê é da Maré Produções Culturais, de Fernanda Bezerra.
Serviço
Show Larissa Luz – Lançamento Território Conquistado
Data: 21 de abril – Quinta-feira
Local: Centro Cultural Rio Verde – São Paulo.
Preços: R$ 20,00 e R$ 10,00
Horário: às 21h
Participação especial: Ellen Oléria e Xênia França