A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), divulga o resultado final do Edital das Artes de Fortaleza 2016. Ao todo, foram 486 projetos válidos inscritos, sendo 66 de Teatro, 39 de Dança, 23 de Humor, 38 de Artes Visuais, 25 de Fotografia, 52 de Audiovisual, 39 de Cultura Tradicional e Popular, 20 de Artesanato, 29 de Circo, 67 de Música, 58 de Literatura, 17 de Moda e 13 de Mídia Digital. Confira o resultado aqui. As atas completas estão disponíveis para consulta na sede da Secultfor e a assinatura dos termos acontecerá a partir do dia 3 de novembro.
O processo seletivo do Edital foi realizado em duas etapas: conceitual e técnica e jurídica. Para a habilitação técnica, foi composta uma Comissão de Pareceristas formada por 25 especialistas nas linguagens contempladas. Selecionados via Edital, os pareceristas analisaram os projetos durante cinco dias, de 28 de agosto a 1 de setembro, em regime de confinamento na Vila das Artes. Alguns pareceristas trabalharam com mais de uma linguagem, situação prevista no Edital.
No período de 2 a 13 de setembro, das 8 às 21 horas, uma Equipe Técnica da Secretaria, composta por técnicos dos setores jurídicos, financeiros e artísticos, tabulou as informações da análise dos pareceristas, finalizando o processo.
A segunda etapa da seleção, a habilitação jurídica, foi realizada pela equipe da Assessoria Jurídica da Secultfor. O processo ocorreu durante o período de 11 a 26 de outubro e contou com a convocatória para candidatos classificáveis nas linguagens Audiovisual, Artes Visuais, Circo, Cultura Tradicional e Popular, Fotografia, Literatura, Música e Teatro.
Sobre o Edital das Artes 2016
Política de Estado, garantida pela aprovação da Lei 10.432/2015 de 22 de dezembro de 2015, neste ano, o Edital das Artes de Fortaleza ampliou para 13 o número de linguagens artísticas, que passou a contemplar Moda, Humor e Artesanato, além de Artes Visuais, Arte e Mídia Digital, Audiovisual,Cultura Tradicional e Popular, Circo, Dança, Fotografia, Literatura, Teatro e Música. A primeira edição do Edital das Artes em Fortaleza foi realizada em 2006, contemplando sete linguagens artísticas.
A edição 2016 inovou também ao destinar 20% do orçamento para artistas iniciantes. Outra novidade foi que o Edital contou com uma política de descentralização do processo, visando contemplar projetos culturais nos diversos territórios da cidade.
Além disso, esta edição ainda contou com o Programa de Formação para Editais e o Birô de Atendimento. Realizado em parceria com o Instituto Ricardo Vieira, o Programa de Formação em Editais teve o intuito de promover a capacitação nos territórios/regionais para os interessados em se inscrever nos Editais, oferecendo a oportunidade para que prováveis proponentes de primeira hora pudessem assimilar as exigências do processo seletivo, reduzindo assim disparidades na concorrência com os veteranos. As aulas ocorreram no período de 25 a 29 de julho, com duração de 20h/aula em cada território/regional. O Birô de Atendimento, por sua vez, foi realizado entre os meses de julho e agosto, contou com 21 monitores que estiveram divididos pelas sete regionais da cidade para esclarecer dúvidas relacionadas ao processo seletivo do Edital.
O Edital das Artes de Fortaleza 2016 foi amplamente discutido entre a classe artística e seus respectivos Fóruns e aprovado junto ao Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) em maio de 2016.
Para dúvidas, entrar em contato com a Assessoria Jurídica da Secultfor: (085) 3105.1290