A dupla de artistas urbanos, Os Gemeos, realiza palestra em Fortaleza na 3ª edição do Festival Concreto. A palestra “Experiências e Trajetos” acontece nesta terça-feira, 08, às 19h, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A atividade é gratuita e aberta ao público, sem prévia inscrição. Uma ação de formação pensando o debate e o diálogo sobre a arte urbana no Brasil. (Foto: Divulgação)
Os Gemeos – os dois artistas, hoje reconhecidos e admirados nacional e internacionalmente – usam linguagens visuais combinadas, o improviso e seu mundo lúdico para criar intuitivamente uma variedade de projetos pelo mundo. Realizaram inúmeras mostras individuais e coletivas em museus e galerias de diversos países, como Cuba, Chile, Estados Unidos, Itália, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Lituânia e Japão e agora estarão em uma fala pública marcando presença na Capital.
Gustavo e Otávio Pandolfo (SP), sempre trabalharam juntos. Quando crianças, nas ruas do tradicional bairro do Cambuci (SP), desenvolveram um modo distinto de brincar e se comunicar através da arte. Com o apoio da família, e a chegada da cultura Hip Hop no Brasil nos anos 80, OS GEMEOS encontraram uma conexão direta com seu universo mágico e dinâmico e um modo de se comunicar com o público. Exploravam com dedicação e cuidado as diversas técnicas de pintura, desenho e escultura, e tinham as ruas como seu lugar de estudo.
Em sua 3ª edição, o Festival Concreto conta com a presença de mais de 100 artistas locais, nacionais e internacionais, mais de 35 projetos do Ceará, 25 propostas nacionais e 14 artistas internacionais de nove países (México, Chile, Espanha, Polônia, Argentina, Portugal, Ilhas Canárias, Itália e Inglaterra), além de atividades de formação, residência artística, lançamento de livros e de documentários, bazar de compra de obras e as já tradicionais festas e shows que encantam deixando um legado de criatividade, rebeldia e beleza que vai muito além das cores.
Exposição Choque Cultural – E a programação do Festival Concreto está rolando desde o dia 27 de outubro com atividade de pré-lançamento: a Exposição: Choque Cultural no Festival Concreto, 13 anos de produção gráfica segue em cartaz até o dia 10 de novembro na Multigaleria do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, uma oportunidade de conhecer obras de artistas renomados na arte urbana. É pioneira enquanto galeria especializada em arte urbana no Brasil e referência mundial.