A Academia Cearense de Letras (ACL) dá continuidade nesta semana ao seu Ciclo de Conferências 2016, com grandes nomes fazendo palestras nos dias 22, 23 e 25, sempre às 16h e com entrada franca, na sede da Academia. Trata-se da nova edição do evento realizado anualmente pela entidade, há 15 anos, desta vez com o tema “A Cidade de Fortaleza na Literatura”. A inscrição é gratuita e pode ser feita na própria sede da ACL, o Palácio da Luz, na Rua do Rosário, 1, no Centro de Fortaleza, ou pelos fones (85) 3253-4275 e (85) 3226-0326 e ainda pelo e-mail acletras@accvia.com.br. A realização é da ACL, presidida por José Augusto Bezerra, e conta com coordenação da acadêmica Angela Gutiérrez e apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).
Na terça, 22, a partir das 16h, o público poderá assistir à conferência do dramaturgo, escritor, pesquisador e compositor Oswald Barroso, sobre o tema “O Teatro e a Cidade”, destacando principalmente o Theatro José de Alencar, equipamento da Secult. E ainda à conferência “Leituras do Cancioneiro da Cidade de Fortaleza”, organizado pelo poeta Artur Eduardo Benevides. Será uma apresentação de poemas dedicados à capital cearense, com coordenação de Angela Gutiérrez e participação de Arlindo Araújo, músico e compositor, integrante do Quinteto Agreste, grupo que marcou época na cena nordestina e segue desenvolvendo atividades.
Na quarta-feira, 23, também a partir de 16h, o Ciclo de Conferências da ACL também terá duas palestras: “A Fortaleza de Rachel de Queiroz”, com Lourdinha Leite Barbosa falando sobre os romances de Rachel ambientados na capital cearense, e “Fortaleza em imagens”, com o pesquisador e colecionador Miguel Ângelo de Azevedo, o Nirez, um dos nomes mais respeitados em todo o Brasil quanto a acervos e memória.
Na sexta-feira, 25, também às 16h, a programação se encerrará com uma das mais renomadas escritoras brasileiras da atualidade, a cearense Ana Miranda, atualmente cotada para integrar a Academia Brasileira de Letras. Ana fará uma pausa em Fortaleza, entre duas viagens à Europa, especialmente para participar do Ciclo de Conferências da ACL, falando sobre o tema “Fortaleza em Prosa e Verso”, em um encontro ansiosamente esperado pelo público. Após a conferência de Ana Miranda, o público poderá conferir um espetáculo especial, com a cantora e compositora Aparecida Silvino, uma das mais aclamadas intérpretes da cena cearense, apresentando canções que falam de Fortaleza.
Reformas na Academia
Além de assistir a conferências de alto nível, com alguns dos mais respeitados estudiosos e artistas do cenário cearense, escolhidos de modo a contemplar diversos aspectos de Fortaleza na literatura, os participantes do Ciclo poderão conhecer as novas instalações do Palácio da Luz, após ampla reforma que garantiu melhorias externas e internas. Entre elas, três amplos salões e auditórios, um salão nobre, uma biblioteca de nível internacional, com mais de 30 mil livros, recuperação das obras artísticas do acervo do Palácio, subestação de energia, acessibilidade e a reforma do Jardim dos Poetas.
“Convidamos todos a participar do Ciclo de Conferências, pensando e debatendo Fortaleza na Literatura, também conhecendo as várias novidades que vieram com a reforma de um dos espaços culturais mais representativos da cidade e referência para todo o Brasil”, destaca o bibliófilo José Augusto Bezerra, presidente da Academia Cearense de Letras, ressaltando que a ACL é pioneira no cenário nacional, “a mãe de todas as academias”, por ter iniciado suas atividades antes mesmo da Academia Brasileira de Letras.
Programação
Toda a programação do Ciclo de Conferências 2016, da Academia Cearense de Letras, tem entrada franca, com inscrição prévia pelos fones (85) 3253-4275 e 3226-0326 ou pelo e-mail acletras@accvia.com.br. As conferências terão início sempre às 16h, no Palácio da Luz, sede da ACL (Rua do Rosário, 1, Centro de Fortaleza) a partir da quarta-feira, 16/11 e seguindo nos dias 17, 22 e 23.
Confira a programação desta semana:
22/11 – “O Teatro e a Cidade” – Oswald Barroso. “Leituras do Cancioneiro da Cidade de Fortaleza, coligido por Artur Eduardo Benevides” – Angela Gutiérrez. Com participação de Arlindo Araújo.
23/11 – “A Fortaleza de Rachel de Queiroz” – Lourdinha Leite Barbosa. “Fortaleza em imagens” – Nirez.
25/11 – “Fortaleza em Prosa e Verso” – Ana Miranda. Show de Aparecida Silvino, com canções em homenagem a Fortaleza.
Serviço
Ciclo de Conferências 2016 – Academia Cearense de Letras
Dias 16, 17, 22, 23 e 25 de novembro, sempre às 16h. No Palácio da Luz, sede da ACL (Rua do Rosário, 1, Centro de Fortaleza).
Inscrições gratuitas: (85) 3253-4275, 3226-0326 e acletras@accvia.com.br.